Fontes: Drauzio Varella, GYROTONIC® Barcelona Salud

Método é um dos procedimentos que mais pode ajudar as pessoas que não conseguem se livrar desse mal.

O estresse é sem dúvida a grande epidemia do século XXI e considerado o segundo problema de saúde mais importante da atualidade. É definido como um sentimento que provoca tensão física ou emocional. Mesmo sendo uma defesa natural que nos ajuda a sobreviver, a cronicidade do estímulo estressante acarreta consequências danosas ao nosso organismo. Embora a tendência do indivíduo seja elaborar estratégias para resolvê-las, muitas vezes, ele vai se adaptando às exigências do chefe intransigente, à situação econômica difícil, aos revezes do dia a dia.

Se não conseguir criar essas estratégias, seu organismo não irá reagir convenientemente diante dos problemas e dará sinais de cansaço que podem afetar os sistemas imunológico, endócrino, nervoso e o comportamento do dia a dia. A continuidade dessa situação afeta a pessoa, exaurindo suas forças e ela cai num estado de exaustão, de estresse propriamente dito.

O estresse pode afetar os sistemas imunológico, endócrino, nervoso e o comportamento do dia a dia.

Caso não consiga reverter o processo, as consequências não tardarão a surgir: aumento da pressão arterial, crises de angina que podem levar ao infarto, dores musculares, nas costas, na região cervical, alterações de pele, etc. Daí a importância de a pessoa estar alerta para os sinais que o corpo registra.

A atividade física ajuda a neutralizar a ação dos neurotransmissores que são liberados pelo estresse, porque nosso organismo tem uma fábrica excelente de endorfina. Se fizermos exercícios, quaisquer que sejam eles, por mais de 20 minutos, o nível de endorfina, principalmente no cérebro, aumenta e isso proporciona uma sensação de bem-estar.

O método GYROTONIC® é um dos procedimentos que mais pode ajudar as pessoas que não conseguem se livrar desse mal. Isso porque seus movimentos lentos e oscilantes relaxam o corpo e aquietam a mente, distanciando todos os pensamentos associados ao estresse. Nesse tipo de atividade, as linhas de energia são mais importantes do que a força muscular e bruta.

Método GYROTONIC® : movimentos relaxantes que trabalham corpo e mente.

GYROKINESIS® Rejuvenation Course | Bali

As diferentes disciplinas incorporadas ao método GYROTONIC® como a yoga, o tai-chi, a natação e a dança, constituem uma prática muito saudável para o corpo e a mente, propiciando uma mobilidade de todos os músculos, ossos e articulações que ativam o organismo. Desta forma, ele passa a um segundo plano porque a pessoa deixa de alimentar os pensamentos e as situações que acompanham e/ou desencadeiam o estresse, se concentrando somente na execução dos movimentos relaxantes e no bem-estar geral do corpo.