Matéria da Marie Claire, por Mayra Stachuk, em 25/04/2011

GYROTONIC®, mais uma opção para os adeptos de exercícios alternativos

O método alternativo de ginástica que está ganhando destaque nos estúdios e academias agora é o GYROTONIC®. Criado pelo ginasta, bailarino e iogue romeno Juliu Horvath, o método mistura diversos estilos com o objetivo de alongar e movimentar cada pedacinho do corpo, inclusive a coluna vertebral, corrigindo problemas posturais e até diminuindo dores. De quebra, fortalece e define os músculos e dá equilíbrio por trabalhar com movimentos de isometria (em que não há grande movimentação e a sustentação do peso do próprio corpo estático provoca a contração muscular). Quando feito sem os aparelhos (que se diferem dos aparelhos de pilates, pelos pratos giratórios que permitem uma variação maior de alongamento), o método parece uma aula de dança em que os alunos em vez de estarem de pé, estão sentados em bancos ou deitados, pois os movimentos são suaves, mas coordenados e repetitivos.

Por e-mail, Juliu Horvath respondeu algumas perguntas à Marie Claire.

MC Como veio a ideia de desenvolver o método?

Juliu Horvath, inventor do GYROTONIC EXPANSION SYSTEM®

JH Depois de sofrer uma lesão no calcâneo, tive que abandonar a carreira de primeiro bailarino. Então mergulhei numa intensa pesquisa focando principalmente na prática de ioga e acupuntura. Durante esse processo e observando atentamente os elementos da natureza, como as ondas do mar e os movimentos dos animais, passei a compreender melhor o funcionamento interno do corpo. Nos anos 80, abri o primeiro estúdio em Nova York, onde passei a ensinar a técnica para meus alunos, a grande maioria bailarinos.

MC Os aparelhos são parte obrigatória da prática ou a versão solo promove os mesmos resultados?

JH Além da prática com o auxílio dos equipamentos especificamente desenhados e desenvolvidos para a vivência do método, o trabalho de pesquisa corporal pode ser executado em aulas solo (em bancos e/ou no chão), chamadas de GYROKINESIS®. No primeiro nível, essa aula começa com uma automassagem e exercícios de respiração, visando despertar o corpo para a integração postural. Em seguida, evolui para os exercícios de mobilização gradativa da coluna, através dos seus sete elementos naturais de movimentação, que são: flexão e extensão, flexão lateral para a direita e para a esquerda, rotação para a direita e para a esquerda e circular. Os exercícios enfatizam o sinergismo do movimento com a respiração, criando um fluxo energético que atinge não só a musculatura e as articulações, mas também os órgãos internos do corpo.

MC Quais os principais benefícios do GYROTONIC®?

Os exercícios enfatizam o sinergismo do movimento com a respiração, diz Horvath.

JH A movimentação rítmica da coluna melhora a circulação, gera o aumento do espaço e da mobilidade articular e o alinhamento da estrutura óssea, levando a uma melhor postura e total equilíbrio. A regularidade da prática do método refina os movimentos do corpo, desenvolve sua capacidade global e potencializa suas funções, além de prevenir e recuperar lesões, desvios e disfunções músculo-esqueléticas. Além de moldar o corpo, fortalece o sistema imunológico, combate deficit de concentração e outros reflexos do stress, melhora a qualidade do sono e proporciona sensação de bem-estar.

MC Ele pode ser comparado a terapias como RPG ou rolfing no que se refere a correção postural? É liberado também para quem tem problemas de coluna?

JH O RPG (reeducação postural global) é uma abordagem terapêutica que trabalha o corpo de forma estática. O GYROTONIC® uma reeducação postural global, não pelo trabalho estático mas pelo dinâmico, funcional. Sendo assim, eu diria que é uma reedução funcional global. Como o rolfing, o método também promove a liberação fascial, reequilibra os tecidos muscular e ósseo, porém não é uma técnica de terapia manual. O acesso às transformações e reprogramações acontecem por meio do movimento. E, sim, é indicado não apenas como método preventivo, mas também na reabilitação de lesões em geral.

MC O aparelho/método tem alguma contra-indicação?

JH Não existem contraindicações. O trabalho respeita o limite de cada indivíduo. É indicado para pessoas de qualquer idade (desde crianças até a terceira idade) e das mais variadas realidades. Pode, inclusive, ser praticado por gestantes, auxiliando o restabelecimento pós-parto.