Educadora Física Ana Dobler leva o método para a Região Noroeste do Rio Grande do Sul

De nome complicado e aparentando um aparelho de tortura medieval composto por madeira, couro, cordas, roldanas e manivelas, o GYROTONIC® é considerado um exercício completo para o corpo.

O método trabalha força, flexibilidade, condicionamento físico, amplitude de movimento, postura e consciência corporal numa só tacada, com aula individual de aproximadamente 1h. Sem contar que pode ser uma resposta aos indecisos sobre qual modalidade escolher, já que Juliu Horvath – criador do GYROTONIC® EXPANSION SYSTEM – inseriu movimentos da natação, yoga, ballet e tai chi chuan na metodologia.

Por ser um exercício de impacto leve nas articulações, o GYROTONIC® é recomendado até mesmo para quem tem lesões na coluna, ombros ou joelhos. É uma ótima maneira de reabilitação para problemas como hérnia de disco e encurtamento muscular.

Foto: Betina Cesa

 

Carla Lemen, 35 anos, sofria de dores no nervo ciático há muitos anos.

Desde que iniciou a prática com a Instrutora Ana Dobler em fevereiro deste ano, as dores simplesmente desapareceram.

O método trabalha intensamente a parte cardiorrespiratória e circulação; sem falar no tônus muscular, que muda muito. Já na primeira aula eu me identifiquei e senti resultados positivos. É dinâmico e agradável de fazer, aponta a aluna.

Quando passei a estudá-lo, vi uma infinita riqueza de benefícios para a saúde em apenas um aparelho. Muito mais que um exercício, o GYROTONIC® é uma linguagem, explica Ana. Em 2014, a profissional resolveu realizar o seu sonho e neste mês concluiu sua Certificação de Instrutora no GYROTONIC® INSTITUTO BRASIL, no Rio de Janeiro, com Rita Renha – Bailarina e Fisioterapeuta responsável por trazer a técnica para o nosso país.

Rita conheceu o trabalho do bailarino Juliu Horvath  quando dançava nos Estados Unidos e sofreu uma lesão no joelho. O GYROTONIC® era usado como um complemento no treinamento de atletas de alta performance e de bailarinos, mas Rita viu nele uma forma de se recuperar da lesão sem ficar parada. Quando voltou ao Brasil, pediu autorização para importar a técnica e trouxe o GYROTONIC® na bagagem, conta.

O que parecia o fim da carreira de Rita virou uma nova história. Ela tornou-se Instrutora do método, sendo a única brasileira escolhida para participar do primeiro grupo de Master Trainers Autorizados, ao lado de outros profissionais espalhados pelo mundo. O título permitiu à Rita formar novos profissionais como Ana – que é pioneira do método em Horizontina e em toda a Região Noroeste do Rio Grande do Sul.

As Instrutoras Certificadas em GYROTONIC® Vivian Cardinot Zeller e Ana Carine Dobler com a Specialized Master Trainer Rita Renha (centro).

De acordo com a Educadora Física, o GYROTONIC® é ideal para quem prefere um ambiente calmo à barulheira das academias. O método é totalmente dinâmico, funcional. Melhora também a respiração, postura e tônus muscular. Idosos, gestantes e crianças também estão liberados a praticar. É uma técnica que posso adaptar para qualquer pessoa, visando proporcionar o máximo de resultado com o mínimo de esforço. Aprendemos a respeitar nosso corpo justamente para alcançarmos mais, afirma.

Foto: Mônica Grillo

Ana Dobler em um dos aparelhos que compõem o GYROTONIC® EXPANSION SYSTEM. | Foto: Mônica Grillo

GYROTONIC®, como o nome já diz, vem de gyro=giro + tonic=tônico, dar o tônus e fundamenta-se nos movimentos de rotação e torção. Neles, o corpo alcança a máxima mobilidade, explorando a amplitude de movimento das articulações e respeitando a fisiologia articular. Por este motivo, os aparelhos do GYROTONIC® EXPANSION SYSTEM diferem-se dos demais aparelhos convencionais de exercícios, que permitem apenas a execução de padrões de movimentos lineares ou isolados (“abre/fecha”, “levanta /abaixa”).

Embora o método seja pouco conhecido na região, as perspectivas de Ana Dobler são inspiradoras, já que a 'engenhoca do bem' é a concretização de um sonho para ela e uma satisfação para seus clientes.

AULAS DE GYROTONIC® EM HORIZONTINA COM ANA DOBLER:

Endereço: Rua São Pedro, 214, Horizontina | RS
Telefone: (55) 9904.1444

SE VOCÊ TEM INTERESSE EM FAZER A FORMAÇÃO, ENTRE EM CONTATO:
GYROTONIC® INSTITUTO BRASIL
Tel: (21) 2511-3388 | 97124-1430
Email: cursos@gyrotonicbrasil.com