Jornal Zero Hora | Por Camila Kosachenco | Foto: Jefferson Botega

Inspire. Expire. Inspire de novo. Solte o ar.

Agora que você relaxou, pode conhecer um pouco mais dessa modalidade que alonga, estica e tonifica cada pedacinho da musculatura mais profunda do corpo. Criada na década de 1970 pelo bailarino romeno Juliu Horvath, a metodologia foi desenvolvida para auxiliá-lo na recuperação de uma lesão.

No começo, ficou conhecida como yoga para bailarinos (hoje, chamada de GYROKINESIS®) e depois ganhou reforço de aparelhos que contribuem para o exercício. Os movimentos são fluidos e circulares. No Brasil, a técnica desembarcou somente no ano 2000. A responsável por trazer a modalidade pra cá foi a também bailarina Rita Renha. Um dos grandes benefícios da modalidade é o alongamento muscular.

Manuela Coimbra Pinto, educadora física, bailarina e pré-treinadora que ministra aulas de GYROTONIC® em Porto Alegre, explica:

NÃO ADIANTA TER UM MÚSCULO COM VOLUME SEM SER ALONGADO.

Nas primeiras aulas, os praticantes vão entender como funciona o processo de respiração e detalhes do movimento e técnicas de relaxamento muscular.

Depoimento da repórter Camila Kosachenco:

Sou muito mais tensa do que imaginava! Foi a primeira coisa que me dei conta ao terminar a aula. No final dos 30 minutos, eu estava mais 'leve'. Segundo a professora, eu comecei a me entregar mais. Ela disse que, apesar de eu ter uma musculatura forte, sou muito tensa. Ela disse, ainda, que, ao fazer os exercícios com frequência é que saberei o que é ter qualidade de vida.

Ficha técnica
Atividade: GYROTONIC®
Duração: 31 minutos
Calorias gastas: 48 kcal
Partes do corpo mais trabalhadas: abdômen
Nível de cansaço: leve