O CORPO HUMANO NÃO FOI FEITO PRA FICAR PARADO. A EVOLUÇÃO NOS PREPAROU PARA O MOVIMENTO.

O envelhecimento é o resultado da soma, ao longo dos anos, de vários fenômenos biológicos, psicológicos e sociais. Fatores como atividades físicas diminuídas, alterações psicológicas como o sentimento de velhice, estresse e depressão facilitam o aparecimento de doenças crônicas, além de contribuírem para agravar o processo de envelhecimento precoce.

As estatísticas na meia-idade assustam:

Aos 50 anos, metade dos brasileiros são hipertensos
Uma em cada três mulheres tem osteoporose em todo o mundo
Reumatismo atinge cerca de 12 milhões de pessoas no Brasil
Chances de depressão aumentam após a menopausa

A lista é enorme e os números alarmantes.

Drauzio Varella, médico conceituado e corredor amador, diz aos 72 anos de idade:

Quando me proponho um trabalho ou uma tarefa, avalio se tenho condição física de realizá-los, se tenho disposição e se aquilo me interessa. Jamais penso se estou velho demais. Nossa tendência é considerar que por causa da passagem dos anos perdemos a condição de fazer certas coisas. E isso independe da idade: há quem tenha essa sensação aos 80, outros aos 40 anos. Assim, parece que a fase mais produtiva da vida, justamente quando você podia aceitar mais desafios, já passou.

E completa:

Não é 'a atividade física que é importante para a saúde', o raciocínio é: o sedentarismo acaba com o organismo. Pressão alta, diabetes, problemas articulares... O corpo sem movimento vai enrijecendo as articulações, deteriorando o sistema respiratório, destruindo vasos sanguíneos. Imagine uma casa maravilhosa com o encanamento ruim. De que adianta!?

De dentro para fora

O GYROTONIC® é uma atividade física inovadora e sem restrições. Os exercícios alongam e fortalecem os tecidos de conexão dentro e ao redor das articulações do corpo, aumentam a mobilidade articular recuperando sua plenitude e fortalecem o sistema imunológico. Isso propicia um corpo definido e forte, além de mais solto e ágil.

O objetivo é o equilíbrio, o bem-estar e a prevenção de problemas, fazendo a gente se sentir mais confortável no próprio corpo, explica a Master Trainer Especializada Rita Renha.

Mulheres maduras tem alcançado melhoras consideráveis com a prática do GYROTONIC® na saúde e bem-estar. Uma das famosas brasileiras que já treinou com Rita é a atriz Lília Cabral, 58 anos. Ela e a Personal Trainer Stella Torreão falam sobre o método no programa Superbonita do GNT.

Segundo Juliu Horvath, criador da metodologia, “a causa de toda doença é a estagnação, seja ela física, mental ou de qualquer outra natureza”. Portanto, é preciso mover-se. O método vem atender à demanda do mundo contemporâneo levando em consideração os aspectos físicos, emocionais e energéticos. Ao invés de movimentos repetitivos e mecânicos da ginástica tradicional, ele desenvolve movimentos orgânicos que requerem atenção e consciência corporal. Exercitar-se, então, deixa de ser uma rotina e passa a ser uma experiência prazerosa.

Fontes: Dráuzio Varella, EFdeportes, Rita Renha.