Matéria publicada na Revista Elle, por Débora Chaves, em 10/08/2010.

Estica e puxa

Manivelas, roldanas, polias e anilhas fazem maravilhas pelo corpo. Saiba mais sobre o GYROTONIC®, aparelho que promete superar os benefícios do Pilates.

Minhas dores no quadril e na região lombar foram o início de tudo. Depois de uma longa peregrinação, que incluiu aulas de alongamento, fit ball e até hidrobike, cheguei ao Pilates. Estava (e ainda estou, já que não abandonei) satisfeita com essas aulas, mas sentia falta de movimentos mais específicos para o quadril e os ombros. Foi aí que resolvi testar o GYROTONIC®. Criado pelo bailarino húngaro Juliu Horvath em 1977, o método é um mix de exercícios de respiração e posturas que lembra a ioga, o tai chi e a natação, só que feito em aparelhos.

Em um primeiro momento, eles remetem a instrumentos medievais de tortura, repletos de manivelas, polias e roldanas com cabos e anilhas acoplados. Passado o susto, descobri que o sistema mexe com a musculatura de todo o corpo de maneira fluida, harmoniosa e sem nenhum tranco – os movimentos são circulares e sequenciais, tal como em uma dança. Nada do famoso agacha e levanta com halteres nas mãos e caneleiras com pesos presas nas pernas. Thank, God! São vários exercícios, e todos desafiadores. Exemplo? Mobilizar o tronco como se ele fosse dividido em pequenas partes. Em geral, quem trabalha diante de um computador o dia inteiro, como eu, tem o corpo repartido em grandes blocos sólidos, cheios de limitações (e dores!).

O GYROTONIC® ajuda você a se conscientizar de que a coluna é móvel e que pode ser ativada e mobilizada para prevenir e curar lesões. Além disso, depois de um tempo – estou fazendo há quatro meses – dependendo da carga, os exercícios modelam e tonificam os músculos.

A Fisioterapeuta | Instrutora fica fica de olho em você, ou seja, não há brecha para dar a tradicional “matada”. No início, senti um pouco de dificuldade para pegar o ritmo. Coordenar tudo-ao-mesmo-tempo-agora não é mole! Imagine se sentar apoiada nos ísquios, acionar o abdômen (especialmente o músculo transverso, um ilustre desconhecido para a maioria dos mortais), abrir o peitoral, posicionar o pescoço no ângulo certo e relaxar os ombros enquanto se faz um mergulho, depois um arco com o tronco, ou se gira a manivela formando um oito… Bom, valeu: a dor nos quadris sumiu!

Introduzido no Brasil em 1997 pela Bailarina Rita Renha, que também oferece cursos de certificação, o GYROTONIC® já tem parte dos cinco equipamentos fabricada na Bahia. Além da torre (chamada de pulley tower), o fabricante autorizado acaba de lançar outra versão, a LEG EXTENSION UNIT® que, como diz o nome, é a máquina mais específica para exercitar as pernas e o quadril. O Pilates que se cuide!

Link: http://gyrotonicbrasilblog.com/reportagens/Materia-Sobre-Gyrotonic-na-Revista-Elle.pdf