Juliu Horvath é entrevistado em matéria da Elle Forma, em 03/2015.

A união de exercícios circulares e técnicas de respiração.

Juliu Horvath, criador do GYROTONIC EXPANSION SYSTEM®

Nascido na Hungria e educado na Romênia, Juliu Horvath começou sua carreira de bailarino clássico aos 19 anos. Nos anos 70 pediu asílio político nos EUA, tendo começado a dançar em várias companhias de bailado deste país.

Obrigado a deixar a profissão devido a problemas físicos, dedicou-se, na década de 80, ao estudo e prática da ioga, bem como ao desenvolvimento de um método de exercícios que o ajudasse a tratar as lesões sofridas ao longo da sua carreira. Este seu trabalho deu origem ao “ioga para bailarinos”, ou GYROKINESIS®, a base do SISTEMA DE EXPANSÃO GYROTONIC®.

COMO SURGIU O GYROTONIC®?

Foi a evolução natural da GYROKINESIS®. A ideia básica dos dois sistemas é a circularidade do movimento. Um dia encontrei na rua duas cadeiras giratórias e comecei a estudá-las, e foi daí que nasceu a ideia da torre.

O QUE É O SISTEMA DE EXPANSÃO?

O corpo trabalha de forma centrífuga, expandindo-se do centro para fora, os movimentos circulares começam por ser pequenos, tornando-se gradualmente mais amplos. Daí a expansão.

AS LESÕES ESTÃO RELACIONADAS COM FRAQUEZA MUSCULAR?

Numa lesão intervém muitos elementos: ligamentos, tendões, circulação… o GYROTONIC® diminui a pressão nas articulações, libertando-as de forma que se movam naturalmente, ocasionando a desinflamação, o que facilita a cura.

QUANDO FALAMOS EM FORMA, PENSAMOS EM MÚSCULOS, MAS NUNCA NAS ARTICULAÇÕES OU LIGAMENTOS…

Ninguém pensa nas articulações, mas é aí que começam os problemas. Se fôssemos como um polvo, sem articulações, teríamos muito menos lesões.

PORQUE É QUE ESSE MÉTODO É TÃO BEM RECEBIDO PELOS DESPORTISTAS?

Todos os desportos exigem força, flexibilidade… daí que os benefícios para os desportistas venham a dobrar: por um lado, alivia a pressão criada nas articulações e, por outro, permite simular movimentos, como o swing do golfe, num ambiente controlado e sem quaisquer limitações impostas pela velocidade ou pelo impacto.

PODE CONSIDERAR-SE O GYROTONIC® COMO UMA ATIVIDADE AERÓBICA?

Se o que pretende é um trabalho mais aeróbico, pode fazer os exercícios a uma maior velocidade. É como andar e correr, cada um vai na velocidade que mais lhe convém.

E AUMENTA A MASSA MUSCULAR?

Sim, se for esse o objetivo. Depende da vontade de cada um e da forma como se tira partido da torre.