Matéria para o Correio da Bahia, por Tatiany Carvalho, em 18/12/2002.

Técnica exige menos esforço nos exercícios físicos com máximo de eficiência

GYROTONIC EXPANSION SYSTEM® fortalece musculatura e realinha coluna vertebral, eliminando as tensões.

Aliar força e flexibilidade a partir de exercícios que requerem o mínimo de esforço com o máximo de eficiência. Essa é a proposta do chamado GYROTONIC EXPANSION SYSTEM®, técnica corporal desenvolvida na década de 70 pelo romeno Juliu Horvath. Ele está em Salvador até amanhã coordenando o workshop em GYROKINESIS®, princípio base de toda a metodologia, para um grupo de 20 profissionais, na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia.

A responsável pela pela difusão do método no Brasil, a bailarina e atriz carioca Rita Renha, falou sobre a experiência do GYROTONIC® e sua aplicabilidade.

A opinião entre os especialistas é unânime quanto a comprovação dos benefícios do GYROTONIC EXPANSION SYSTEM®. Eles asseguram que a técnica fortalece e alonga a musculatura, fortalece os ligamentos, aumenta a resistência física, realinha a coluna vertebral, restabelece o equilíbrio da estrutura óssea, elimina dores e tensões, recuperando o bem-estar geral e combate o estresse. A técnica, que conjuga força e flexibilidade, pode ser utilizada para atender a problemas funcionais como lesões por esforço repetitivo (LERS), escoliose, hérnias de disco, assim como prevenção e equilíbrio energético.

A fundadora do GYROTONIC® INSTITUTO BRASIL, Rita Renha, implantou o método no país há 5 anos. Ela explicou que, além dos movimentos de chão, base do GYROKINESIS®, o aluno também pode se exercitar através do aparelho chamado GYROTONIC®; que congrega elásticos, roldanas, pesos e manivelas específicos, proporcionando que o indivíduo movimente seu corpo de variadas formas com o mínimo de esforço.

O sistema possui a essência dos movimentos cinéticos do corpo”, explica Rita Renha. Na Europa, diz, a técnica corporal foi incorporada pelos fisioterapeutas, podendo ser utilizada também por outras categorias profissionais, inclusive em academias. Hoje em dia, as pessoas estão caminhando para essa consciência corporal. As pessoas precisam se conhecer para saber o que é bom para o seu corpo“, ressaltou a bailarina, dizendo que a estética não pode mais estar dissociada da busca da saúde e bem-estar.

Além de Salvador, já existem centros especializados em São Paulo, Brasília, Belém e Rio de Janeiro. Na capital baiana, Beatriz Adeodato é uma das três especialistas na técnica corporal. Ela trabalha em dois centros e revela que a clientela é diversificada. “Eles buscam trabalhar o corpo com prazer e estão fugindo do que é oferecido de mais tradicional“, referendou. Adeodato diz que possui alunos com mais de 70 anos.  “É incrível você ver pessoas nessa idade se movimentando com agilidade, potência e mobilidade“, destacou.

Link: http://gyrotonicbrasilblog.com/reportagens/correio-da-bahia-dez-2002.jpg