Matéria para o Jornal do Brasil, por Cíntia Parcias, em 02/07/2002.

GYROTONIC® promete um corpo livre de tensões em perfeita harmonia

Rita Renha promove evento na Lagoa Rodrigo de Freitas | RJ

Sentir-se à vontade em seu próprio corpo. Livre de dores, tensões e limitações. O que deveria ser nosso estado natural tornou-se, para muita gente, uma utopia. Felizmente, o sonho de ter um corpo com todas as estruturas alinhadas e em seus devidos lugares, apto para executar as mais diversas tarefas com facilidade, é possível de ser concretizado.

Um eficiente veículo para se chegar a esta luz no fim do túnel é o sistema de exercícios GYROTONIC®, método de condicionamento físico desenvolvido nos anos 70 pelo romeno Juliu Horvath. Sem contra-indicações, já que considera a estrutura e possibilidades físicas de cada um, o GYROTONIC® será ensinado amanhã no evento gratuito UM DIA PELA SAÚDE, organizado pela Master Trainer Rita Renha, que introduziu a técnica no Brasil no fim da década de 80.

“O GYROTONIC® vem de encontro ao que todas as pessoas nos dias de hoje precisam, pois trabalha postura, força, alongamento e flexibilidade, eliminando os efeitos das tensões que se solidificam em nosso físico devido ao estresse a que estamos expostos”, comenta Rita Renha.

Para criar o sistema GYROTONIC®, Juliu Horvath bebeu em diversas fontes: lançou mão de seus conhecimentos de bailarino, atleta (ele foi nadador e ginasta) e acupunturista, e os uniu a princípios da yoga e do tai chi chuan.Os exercícios podem ser feitos em aparelhos desenvolvidos pelo próprio Horvath – o GYROTONIC® EXPANSION SYSTEM -, ou em aulas feitas no solo e em banquinhos, chamadas GYROKINESIS®. As máquinas são ajustáveis ao tamanho e flexibilidade de cada aluno e conta com cabos e pesos.

O método tem como fundamento básico exercícios de rotação e torção, explorando toda a amplitude de mobilidade das articulações. Trabalhar com movimentos de expansão e circulares, aliás, é o grande diferencial do GYROTONIC®, que erroneamente é comparado ao Pilates:

Os exercícios são sempre integrados com a respiração e respeitam a nossa natureza física. E lembram movimentos feitos na água – onde há uma agradável resistência -, mas sem perder o controle preciso do corpo, como pode acontecer no meio aquático. A ideia é que o corpo alcance sua máxima mobilidade, respeitando a fisiologia articular.

“O GYROTONIC® é inclusive indicado para quem tem tendência à osteoporose, pois há uma estimulação óssea constante e sem impacto, e como complemento de fisioterapias”, afirma Rita Renha, que fez o curso de formação no método com Juliu Horvath em Nova York.

Fotos do Evento GYROTONIC® | GYROKINESIS®: UM DIA PELA SAÚDE.

Link: http://gyrotonicbrasilblog.com/reportagens/matéria-vida-jornal-do-brasil