Matéria para a Centauro Sports Magazine, em 01/2012.

Fluido e suave, o GYROTONIC® reeduca o corpo e revoluciona o conceito de atividade física.

Um novo método de movimentar o corpo promete revolucionar a prática de exercícios físicos. Com formatos circulares, fluídos e harmoniosos, o GYROTONIC® pretende ser a descoberta e o caminho para a reeducação corporal. Baseado nos princípios da yoga, tai chi chuan, natação e ballet, o sistema foi criado na década de 1970 pelo romeno Juliu Horvath. A técnica consiste na prática de exercícios físicos integrados à respiração, praticados em aparelhos próprios ou no solo.

No início, a técnica era adotada apenas por bailarinos e atletas em busca de melhores desempenhos. Depois, passou a ser utilizada como aliada na reabilitação de lesões. A bailarina brasileira Rita Renha a trouxe para o Brasil em 1999. Manivelas, roldanas, polias e anilhas fazem parte dos equipamentos usados no GYROTONIC®. Segundo Rita, os esportes convencionais executam os movimentos de forma linear, ou seja, limitando o livre movimento. Já o método utiliza a forma espiral e circular de exercitar as articulações.

Rita Renha em uma das máquinas que constituem o GYROTONIC® EXPANSION SYSTEM: uma nova forma de promover a saúde e o bem-estar.

Mais que um simples exercício, o GYROTONIC® vem para subverter o conceito de atividade física, pois trabalha partes do corpo utilizadas no dia a dia, como pegar o filho no colo ou tirar as compras do carro.

“Quando fiz o primeiro movimento de ondulação, notei que a coluna é a responsável por ligar o corpo todo, sendo o centro da força. É um movimento que vem do coração”, garante a bailarina.