Matéria para o Site Bolsa de Mulher.

GIROS QUE TONIFICAM

Cabos, cordas, roldanas, manivelas e pesos. À primeira vista podem parecer peças de alguma engenhoca medieval de tortura, mas o aparelho de madeira utilizado pelo método de condicionamento físico GYROTONIC® não tem nada de torturante. Pelo contrário! Ele é a grande novidade do mundo fitness e a aposta de salvação para quem ainda não se encontrou no clima das academias ou no mundo da ginástica. Se você sempre se sentiu geneticamente programada para detestar qualquer tipo de atividade física, deixando de lado o sonho da silhueta perfeita, prepare-se para trabalhar o corpo de forma prazerosa, garantindo não só pernas, bumbum e barriguinha tonificados, mas também saúde, harmonia e bem-estar.

O método de condicionamento físico GYROTONIC® está caindo nas graças dos brasileiros somente agora. Ele foi criado pelo bailarino romeno Juliu Horvath, que combinou técnicas de ballet, yoga, tai chi chuan e natação em perfeita sintonia. E pensar que ele só queria se curar de uma lesão na coluna! Juliu acabou, na verdade, trilhando um caminho diferenciado que leva a inúmeros benefícios, entre eles ganho de massa na medida certa, flexibilidade e coordenação.

Os cabos, pratos e pesos reguláveis orientam espacialmente, explorando a mobilidade máxima do corpo e a amplitude de movimento das articulações.

Harmonia em giros

Rita Renha e o criador do método GYROTONIC®, Juliu Horvath.

O GYROTONIC®, como o nome já diz (gyro = giro e tonic = tônico), fundamenta-se em movimentos tridimensionais de rotação. Os exercícios são praticados em um aparelho especialmente desenvolvido para esse fim, o GYROTONIC EXPANSION SYSTEM®. “Ele difere dos aparelhos convencionais porque não permite a execução apenas de movimentos padronizados – os típicos ‘abre e fecha’, ‘levanta e abaixa’, mas sim mais fisiológicos, naturais e em fluxo contínuo, assim como no nosso dia a dia”, explica Michelle Ostrovsky, professora do método no Despertar Studio, no Rio de Janeiro. Segundo ela, o importante não é o quanto de carga você vai pegar ou o esforço que vai fazer, mas o uso da força com coordenação. “Todos os movimentos são sincronizados com a respiração”, destaca Michelle.

De acordo com a bailarina Rita Renha, precursora do GYROTONIC® no Brasil e integrante do seleto grupo de mestres autorizados a conceder certificação em todo o mundo aos novos professores do método, os exercícios se assemelham ao movimento do corpo dentro da água, porém com mais controle. “Os cabos, pratos e pesos reguláveis orientam espacialmente, explorando a mobilidade máxima do corpo e a amplitude de movimento das articulações”, afirma Rita, fundadora do GYROTONIC® INSTITUTO BRASIL e do Rita Renha Welness Center, ambos no Rio, onde dá aulas.

“Se eu tivesse que definir o método em três palavras, elas seriam fluidez, elasticidade e mobilidade. E é isso justamente o que as pessoas procuram: exercícios que ofereçam versatilidade”, completa a bailarina, segundo quem o pulo do gato é conseguir a performance máxima com o mínimo de esforço, ou seja, melhorar cada vez mais o condicionamento físico.

Falando em versatilidade, o GYROTONIC® agrada mesmo a gregos e troianos. Também, pudera! Ele oferece inúmeras possibilidades de exercícios, adaptados às necessidades de cada pessoa. “Trabalhamos com diferentes séries no aparelho para alongar, tonificar, condicionar e flexibilizar. Mas a tonificação, por exemplo, não se restringe à musculatura superficial. O aparelho trabalha, também, o que chamamos de musculatura intrínseca, que é mais profunda, num movimento que vem de dentro para fora”, explica Adriana Almeida, professora da Body & Mind, em São Paulo. É por isso que o GYROTONIC® define os músculos ao mesmo tempo em que afina as formas. “A musculatura fica esculpida, delineada, e não massuda”, garante Michelle Ostrovsky.

Beleza é postura

O foco principal do GYROTONIC®, no entanto, não é bumbum, pernas ou qualquer outro músculo. Sim, ele se preocupa com tudo isso, mas vai além: “Para se sentir bem com o próprio corpo, não basta trabalhar esse ou aquele pedacinho dele, é preciso buscar o bem-estar global”, afirma a bailarina Rita Renha. Para isso, o ponto de partida e de chegada de todo movimento realizado no aparelho é a coluna vertebral.

“O GYROTONIC® fortalece o corpo como um todo – músculos, articulações, tendões – além de possibilitar o realinhamento postural”, ressalta Rita. “Aí você passa a ver o mundo com outros olhos”, reflete a bailarina. “A pessoa se sente mais alta, mais solta, mais faceira e até as roupas caem melhor”, garante. Sabe aquela barriguinha incômoda que nem infinitas abdominais fazem sumir? Pois é, ela pode ser fruto de uma má postura que o GYROTONIC®, por sua vez, reeduca.

Segundo Michelle Ostrovsky, o método, porém, não é fisioterapia. Pode, no entanto, ser usado como tratamento complementar e como técnica de reabilitação.

Os efeitos dos exercícios começam a ser sentidos entre um e três meses de prática. O economista André Ryfer comemora os resultados: “Depois de tentar vários métodos, como a fisioterapia, continuava sentindo dores lombares e, mais do que isso, me privando de realizar atividades físicas habituais. Sentia as restrições de um corpo doente e a angústia de não encontrar soluções definitivas para o problema. No GYROTONIC®, encontrei o que precisava para recuperar minha forma, aliviar minhas dores e melhorar de forma geral minha qualidade de vida. É uma terapia completa, eficaz e prazerosa”.

Mas, atenção, é necessário pelo menos uma sessão por semana, que dura em média uma hora e pode ser feita individualmente ou em grupo, sempre com a presença de um instrutor.

A descoberta do corpo

O GYROTONIC®, dizem, é mais do que exercício físico, é um facilitador do autoconhecimento. Segundo Adriana Almeida, da Body & Mind, o método estimula a pessoa a pensar no movimento, descobrindo o próprio corpo e voltando a atenção para si própria ao invés de ficar, por exemplo, horas e horas pedalando numa academia enquanto lê uma revista. “Por isso, digo que o método é qualidade e não quantidade”, frisa Adriana. “O método me ajudou muito na reconstrução corporal. Redescobri meu próprio corpo, movimentos adormecidos e novas percepções”, conta Maria Isabel Cunha, professora de inglês.

José Renato Lepak, consultor em programação neurolinguística, é outro aluno satisfeito. “O GYROTONIC® ampliou minha alegria de estar no mundo. Passei a sentir o meu corpo em dia por proporcionar a ele movimentos dos tempos de subir em árvores. Hoje, sinto musculaturas que talvez não tenham sido trabalhadas até então. Alcancei novos patamares de consciência corporal e, quem sabe um dia, chegarei a sentir cada célula do meu corpo pulsando”, sonha José Renato.

“Costumo dizer que o músculo que o GYROTONIC® mais trabalha é o da inteligência, porque a gente aprende a apurar e a sofisticar o nosso corpo, os movimentos, aproveitando ao máximo seu potencial”, enfatiza Rita Renha. “Você nunca mais vai segurar uma sacola ou engatar a ré do carro da mesma forma”, brinca a bailarina. Segundo ela, o principal objetivo do método é fazer cada um se sentir em casa em seu próprio corpo, livre de limitações.

Não é à toa que, além de melhorar a resistência física e fortalecer músculos e articulações, o aparelho também reduz o estresse, aumenta a concentração e é até mesmo um santo remédio contra doenças, porque fortalece o sistema imunológico. Mas para Rita, o mais encantador no GYROTONIC® é que os exercícios parecem uma dança. “É como se você estivesse no aparelho acompanhada, dançando com alguém, quando, na verdade, você está dialogando com si própria, buscando equilíbrio e vitalidade”, finaliza Rita.