Video GYROTONIC® Instituto Brasil

Video GYROTONIC® Instituto Brasil

Força e Flexibilidade 

Equilíbrio e Coordenação | Respiração e Movimento | Fluidez e Circularidade

“Essas são as palavras mágicas que vão realmente definindo o trabalho. GYROTONIC® é um método de condicionamento físico que visa potencializar o corpo pra ele ir além das suas limitações, ou seja, superar as suas limitações.

O nome GYROTONIC® vem gyro (giro, caracterizado pela movimentação circular, os movimentos circulares) e tonic (de dar o tônus), e um tônus no sentido de fortalecimento e expansão; tanto que você utiliza o equipamento com um sistema de polias. São os cabos, e ali nesses cabos você tem roldanas. Pesos são acoplados a essas roldanas, então você trabalha constantemente com uma sensação que é literalmente uma figura de 8. Isso torna o movimento extremamente contínuo, ininterrupto, fluído, prazeroso.

O método GYROTONIC® pode ser aplicado para todas as pessoas, desde crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas da terceira idade… Não há nenhuma contraindicação. Você vai ver a aplicação dele imediata no seu dia a dia. Isso é uma coisa muito importante.

É de novo esse conceito de bem-estar. É na maneira em que você vai dar uma marcha-ré no carro que você percebe que o corpo está muito mais livre, muito mais disponível. É pra dar uma caminhada, pra simplesmente ir ao supermercado e trazer umas sacolas de compra… ele é aplicado no seu dia a dia. Você vai usar o máximo do resultado físico com o mínimo de gasto energético. É um método que traz essa qualidade do yoga, tai chi, então são vivências. É uma prática.

À medida que você vai praticando, você vai deixando o corpo ter mais amplitude de movimento das articulações, então o corpo vai sentindo essa expansão.

Você está trabalhando não só os grandes grupamentos musculares mas justamente como eles trabalham interligados, em cadeias. Ele (GYROTONIC®) trabalha o desenvolver da força e da flexibilidade simultaneamente. É tão complexo quanto o corpo humano, mas traz também a simplicidade. Não é pra ser complicado, não é pra ser difícil esse processo porque o corpo é complexo mas ao mesmo tempo muito inteligente.” – Rita Renha.