Matéria para a VEJA RIO, por Lívia de Almeida, em 25/03/2009.

Com movimentos suaves, GYROTONIC® é uma uma nova forma de malhação zen.

Cansado dos halteres e dos agachamentos executados ao som da frenética trilha sonora das academias de ginástica? Uma nova forma de malhação zen, que combina consciência corporal, força e flexibilidade, vem abrindo caminho na cidade.

Invenção de Juliu Hovarth, bailarino romeno radicado em Nova York, nos anos 70, o GYROTONIC® (pronuncia-se “jairotônic”) incorpora princípios da yoga, tai chi, natação e ballet em uma sequência de movimentos espiralados e circulares, coordenados com a respiração.

Os exercícios são executados em aparelhos especiais, cheios de correias e polias, que lembram artefatos de tortura medieval. Pode relaxar: não há dor no processo. Pelo contrário, o método promete prevenir lesões e devolver o bem-estar aos praticantes.

Corpo definido e delineado com a prática do método.

Nesse time estão celebridades internacionais como a atriz Gwyneth Paltrow, o craque do golfe Tiger Woods e, é claro, a cantora Madonna. Entre os brasileiros adeptos do puxa, estica e roda há gente como o estilista Oskar Metsavaht, o ator Diogo Vilela e a modelo Michelle Alves. “É um exercício para quem busca o equilíbrio entre corpo e mente”, explica Rita Renha, responsável por introduzir a técnica no país em 1999, e fundadora do GYROTONIC® INSTITUTO BRASIL, onde dá aulas e forma novos instrutores. “Costumo dizer que o músculo da inteligência é o mais utilizado pelo método.”

A professora de francês Lika Maciel sofria com dores na região lombar que limitavam suas atividades cotidianas quando começou a fazer aulas de GYROTONIC®:

“Minha qualidade de vida mudou da água para o vinho. Consegui voltar a jogar golfe”, conta.

As aulas costumam durar uma hora e são individualizadas. “Tenho alunos de 12 a 85 anos”, afirma a instrutora Michelle Ostrovsky. A professora garante que, além do realinhamento postural, o corpo também se beneficia do ponto de vista estético: “Fica definido, delineado”.

Recomenda-se que as aulas sejam feitas pelo menos duas vezes por semana. No GYROTONIC® INSTITUTO BRASIL existem opções de aula para dois, três ou quatro alunos simultaneamente, além de uma modalidade sem aparelho chamada de GYROKINESIS®, praticada em pequenos grupos.