Por Drª Rita Renha e Aline Arakaki para o Congresso Internacional de Postura, em 2007.

Método é uma boa pedida para as mulheres que não querem ficar musculosas com a tradicional musculação.

GYROTONIC® é o nome de um novo exercício que fortalece a musculatura de dentro para fora. Ou seja, primeiro os exercícios fortalecem a musculatura mais profunda equilibrando a postura corporal e depois, a parte superior da musculatura. Agora a desculpa de não malhar para não ficar musculosa não cabe mais, pois esse novo método define e enrijece os músculos e ainda afina a silhueta.

Os exercícios do GYROTONIC® misturam técnicas de dança, ioga, tai chi chuan e natação. Quem falará sobre o assunto será Aline Arakaki e Rita Renha*, pertencente a um seleto grupo de Master Trainers Especializados, capacitados a certificar novos profissionais por este método no mundo todo. A malhação é feita em uma máquina de madeira com tiras de couro, cordas, roldanas e manivelas que até lembram uma máquina medieval de tortura, mas os resultados e os exercícios nada tem de torturantes.

Exercícios alinham a coluna e fortalecem os músculos de dentro pra fora.

De acordo com as instrutoras, os exercícios alinham a coluna e com isso refletem na diminuição do tamanho daquela incômoda barriguinha. Como o fortalecimento dos músculos é feito de dentro pra fora, os resultados dos exercícios começam a ser percebidos visualmente no corpo a partir de um mês, com pelo menos uma sessão por semana.

Para as mulheres que não querem ficar musculosas com a tradicional musculação, o GYROTONIC® é uma boa pedida, pois define os músculos e afina as formas. O método permite mais de 300 exercícios diferentes que são adaptados ao corpo de cada pessoa. Além de garantir músculos fortes e definidos, os exercícios garantem aumento da coordenação motora e da flexibilidade, fortalecem as articulações, ligamentos e tendões, alinham a coluna, diminuem o stress e proporcionam o aumento da concentração e equilíbrio.

Instrutoras Tatiana Pará, Thereza Renha e Bruna Mello praticando o método no GYROTONIC® INSTITUTO BRASIL, dirigido pela SMT Rita Renha.

Os exercícios são feitos de acordo com as necessidades do cliente. Por isso, quem tem alguma lesão na coluna, joelho ou ombro, ou alguma outra restrição a exercícios físicos, pode ficar em forma por meio do GYROTONIC®. “Não há restrições. Já tive ótimas experiências com gestantes, idosos e mesmo esportistas que queriam variar o estilo de malhação”, conta Rita Renha, complementando que o método pode ainda ser usados por adolescentes, crianças e pessoas da terceira idade, propensas à osteoporose, na reabilitação de hérnia de disco, escoliose, cifose, lordose e também para pessoas que estão se recuperando de cirurgias e gestantes.

ISSN 2359-411X
*Congresso Internacional de Postura – I Edição – Rio de Janeiro – RJ – Brasil – 2007