Matéria publicada no Site Personare, pela Redação.

Técnica alia força, flexibilidade, equilíbrio e consciência corporal.

O GYROTONIC® cria uma série de exercícios com movimentos circulares e expiralados, coordenados com a respiração. O método de condicionamento físico estimula e explora ao máximo a mobilidade do corpo e a amplitude dos movimentos das articulações, respeitando a fisiologia de cada um.

Para a fisioterapeuta e Master Trainer em GYROTONIC®, Rita Renha, a base da atividade é a consciência corporal. Ela explica que no começo da aula os praticantes aprendem a fazer uma automassagem integrada a exercícios de respiração, para despertar o corpo. Depois disso, é feita uma movimentação rítmica da coluna, através de elementos naturais de movimentação, como flexão, rotação e extensão.

“Os exercícios criam um fluxo energético que atinge não só a musculatura e as articulações, mas também os órgãos internos do organismo. Durante a prática, o aluno aprende a fazer essa conexão, desenvolvendo um corpo mais funcional, que se move de forma coordenada. Trata-se da arte de se exercitar e ir além”, ensina a especialista.

COMO FUNCIONA

O GYROTONIC® é praticado por meio de aparelhos chamados GYROTONIC EXPANSION SYSTEM® – desenvolvidos especialmente para o trabalho – além de exercícios feitos diretamente no solo, em aulas de grupo chamadas de GYROKINESIS®. Nesses casos, os exercícios são feitos de forma tridimensional, ou seja, em movimentos circulares e em espiral, por meio de rotações e torsões.

Exercícios proporcionam movimentos circulares e em espiral por meio de rotações e torsões .

“No GYROTONIC®, os aparelhos proporcionam uma resistência para o corpo, estimulando-o a desenvolver a força de seu centro e deixando as extremidades leves e livres para explorar a mobilidade e fluidez dos movimentos. A experiência é parecida com a resistência que encontramos quando estamos na água, que seria o ambiente ideal para exercitarmos o corpo. Além disso, os movimentos são ritmados e praticados de maneira fluida, como se fosse uma dança. O praticante não fica em posições estáticas ou sustentadas por muito tempo”, esclarece Rita.

A especialista afirma que um dos principais benefícios que a prática oferece é o ganho simultâneo de força, flexibilidade e equilíbrio, além da reeducação postural e a descoberta das possibilidades e da capacidade do próprio corpo. “As mudanças frequentes de uma postura para outra, integradas com a respiração, provocam a estimulação cardiovascular, o aumento da circulação e da mobilidade articular, e o alinhamento da estrutura óssea, levando a uma melhor postura e total equilíbrio”, garante Rita.

As aulas podem ser feitas em grupo, com a intenção de prevenir possíveis problemas físicos, ou de forma individual, como forma de reabilitar o corpo de algum trauma. Rita afirma que é possível ter uma sensação de melhora no condicionamento físico logo após a primeira sessão.

“Nosso corpo é muito inteligente e com o estímulo certo passa a explorar todo o seu potencial. Depois da primeira aula as pessoas costumam sentir o corpo mais leve, a respiração melhor e a coluna mais ereta. O aluno aprende a ter o melhor resultado para o corpo, com o menor esforço possível”, afirma Rita.

Além das aulas e da prática com os aparelhos, o professor geralmente passa exercícios para o aluno fazer como dever de casa. A especialista esclarece que o objetivo é que o praticante incorpore os movimentos do GYROTONIC® no dia a dia, e torne a prática algo fácil e rotineiro.

Método desenvolve força, flexibilidade e coordenação, além de moldar o corpo, fortalecer o sistema imunológico e combater o stress.

PARA QUEM?

A prática é voltada para todos os tipos de pessoas e não existe restrição de idade. Como o ponto principal do método é a redescoberta do corpo, Rita diz que também não existem restrições quanto ao estado físico do praticante, mas alerta sobre a necessidade de escolher profissionais gabaritados para aplicar a técnica:


Um bom profissional pode trabalhar com todos os tipos de pessoas, até mesmo com mulheres grávidas. Tudo vai depender de sua formação (fisioterapeuta e demais profissionais da saúde, educador físico, professor graduado em dança), do conhecimento que ele tem da metodologia e de sua habilidade de perceber na outra pessoa o que ela precisa, sem que sua saúde seja debilitada no processo. Por isso, o profissional precisa estar muito íntimo da técnica e, inclusive, ser um praticante. Somente dessa forma ele poderá proporcionar ao aluno essa experiência.

A fisioterapeuta ainda informa que quem procura o GYROTONIC® como forma de tratamento geralmente chega com problemas na lombar e nas vértebras, além de lesões no ombro. “O que também acontece com frequência é o aluno buscar por indicação médica os benefícios oferecidos pela prática, para evitar uma possível intervenção no corpo, como uma cirurgia, por exemplo. Mas mesmo quando esta intervenção é inevitável, o corpo fica mais saudável e preparado para enfrentá-la”, garante a especialista.

PALAVRA DE QUEM PRATICA

Deu vontade de praticar? Daniel Durão, diretor da Personare, ingressou na prática recentemente por incentivo de um familiar, e acredita que o método vai ajudá-lo a manter seu corpo mais apto para aguentar esforços físicos e prevenir dores causadas pela má postura.

“Como a técnica trabalha e alonga o corpo todo, além de usar muito a respiração, você acaba entrando em um estado de espírito bem sereno. Uma das coisas que mais gostei no GYROTONIC® é que ele ajuda a ter uma consciência maior sobre seu próprio corpo. Mesmo fora das aulas você começa a ficar mais atento sobre sua postura no trabalho, quando está na frente do computador, por exemplo”, explica Daniel.