Matéria para o site Liga das Noivas, em 03/2011.

Exercícios fortalecem todo o corpo e dão nova postura aos praticantes.

Nada melhor do que aprender a respirar para controlar a ansiedade. Ainda mais, quando aliado a esse aprendizado é possível entrar em forma. Uma dica interessante para quem não curte o dia a dia das academias pode ser o GYROTONIC®, um método de condicionamento físico que coordena movimento com respiração, desenvolvendo força e flexibilidade simultaneamente e proporcionando coordenação com movimentos fluidos, rítmicos, ininterruptos e que exploram a tridimensionalidade do corpo e suas mudanças de direção.

As aulas podem ser individuais ou em grupos no solo, sem o auxílio de equipamentos (chamado GYROKINESIS®) ou por meio do GYROTONIC EXPANSION SYSTEM®, especialmente desenhado e desenvolvido para facilitar a aplicação da metodologia.

Fortalecendo todo o corpo para a sustentação de uma nova postura.

A base do trabalho está fundamentada na mobilização da coluna vertebral, seguida pela movimentação das articulações e da estimulação dos tecidos de conexão (ligamentos tendões, tecido conjuntivo). O objetivo é fortalecer todo o corpo para proporcionar a sustentação de uma nova postura, com o apoio muscular.

É um trabalho que condiciona o corpo de dentro para fora, através da estimulação dos meridianos e centros de energia e de força.

Fazendo uma analogia, os exercícios lembram o movimento do corpo dentro da água, onde existe uma agradável resistência, enquanto o movimento evolui de uma forma para a outra sem perder o fluxo.

“A diferença é que na água não é possível ter um controle preciso da exatidão e correção dos movimentos, o que você consegue facilmente nesse método”, explica Rita Renha, Master Trainer especializada no método e responsável por trazer essa prática ao Brasil.