Fonte: Portland Monthly Mag – The Balance

O método mais poderoso de exercício.

Imagem: MotionLabPDX

Na década de 1980, um ex-bailarino profissional desenvolveu o método GYROTONIC EXPANSION SYSTEM®, frequentemente chamado de “yoga para bailarinos,” para ajudar a curar e prevenir lesões. Inspirado por elementos da natação, tai chi chuan, yoga e ballet, o treino trabalha todo o corpo e conta com um verdadeiro playground próprio: o equipamento possui couro e polias em torres de madeira elegantes, escadas em forma de arco-íris (veja imagem à direita), e pranchas que simulam movimentos de corrida e salto sem impacto.

De acordo com a Master Trainer Emma Kingston, o sistema é difícil de descrever, mas a experiência fala por si. O GYROTONIC® é como uma fonte de juventude para as articulações”, diz. “Ele reverte os efeitos que a gravidade exerce sobre nossos corpos ao longo do tempo.”

Pedimos a alguns instrutores para avaliar o sistema:

Por que o GYROTONIC® é menos conhecido que a yoga?

Jeanni Chrisman: “A Yoga existe há mais tempo que o GYROTONIC®. O método não é um modismo, então não há um grande foco em marketing. Praticantes e professores são sérios sobre o estudo do sistema, que é descoberto mais no boca a boca por pessoas que vivenciaram a experiência e obtiveram resultados surpreendentes. Seu fundador (Juliu Horvath) e professores são protetores do método e querem tentar manter ou preservar sua integridade e propósitos originais.”

Imagem: CenterGYROTONIC®

Kari Koch complementa: “O GYROTONIC® desafia as pessoas. É um sistema inteligente que pode exigir mais paciência de um novato. No entanto, depois de praticar algumas sessões você sente a diferença na sua força, agilidade, flexibilidade e equilíbrio. Recentemente fui trabalhar com uma cliente com seus sessenta e poucos anos que tem degeneração nos joelhos, fazendo-a mancar e perder força. Nos últimos cinco meses, ela aumentou a força nas suas pernas e quadris, parou de mancar e sentir a dor que a acompanhava há anos. Ela está super animada porque tem dois netos pequenos que ajuda a cuidar e agora está fisicamente capaz para isso.”

Por que você gosta do GYROTONIC® e por que as pessoas deveriam experimentar?

Imagem: AllisonJones

Teresa Lee: “GYROTONIC® reúne força e mobilidade. Particularmente, fortalece e abre suas articulações, permitindo o movimento saudável da coluna vertebral, ombros e quadris.”

Yelena Foley: “Porque faz com que eu sinta o espírito da yoga, o equilíbrio do tai chi, o movimento de natação e a beleza do ballet, tudo em um único sistema. Ele fornece consciência meditativa, equilíbrio, controle da respiração, trabalho corporal, força e liberdade “.

Jeanni Chrisman: “Tal como a yoga, o GYROTONIC® centra-se no movimento de corpo/mente/espírito em movimento funcional reabilitativo e belo, melhora a função cognitiva e também a saúde cardiovascular.”