Matéria do Site Dance Magazine, por Elaine Stuart, em 01/2013.

Sara Mearns relata os ganhos com a prática

Cada vez mais bailarinos se rendem ao método GYROTONIC® não só para tratar como também prevenir lesões. 

Desde que saltou para o estrelato, a primeira bailarina do New York City Ballet, Sara Mearns, vem praticando GYROTONIC®. A metodologia de exercícios sem impacto, desenvolvido por Juliu Horvath, envolve movimentos espirais tridimensionais e respiração coordenada para alongar e fortalecer os músculos e  ao mesmo tempo estimula o sistema nervoso, abrindo as articulações.

Sara Mearns com seu treinador Sebastian Plettenberg | Foto: Christopher Duggan

Ela é uma das muitas bailarinas principais que descobriram o valor do treinamento fora do estúdio, não só quando estão se recuperando  de uma lesão, mas também como uma medida preventiva. “Conforme fui ficando mais velha e comecei a dançar mais, fui encontrar coisas no meu corpo um pouco -ou muito- fora de ordem” diz, lembrando que ela tem problemas de escoliose e pélvis. “Então preciso trabalhar duro para manter meu corpo em dia.”

Mearns  pratica GYROTONIC ® de cinco a seis dias por semana, normalmente antes de sua aula técnica pela manhã.  Se seu treinador não está disponível para treiná-la, ela pratica alguns exercícios por conta própria.

“Tenho que aquecer meu corpo e meus sentidos e encontrar um ritmo antes de chegar à barra. Se apenas for para a aula, sinto que meu corpo está fechado. Mas se pratico o GYROTONIC® antes, fico completamente aberta e expandida, livre para me mover em qualquer direção e experimentar mais. Me sinto muito mais forte nas aulas e ensaios.”

Grande parte do trabalho dos bailarinos fora do estúdio é corrigir desequilíbrios e maus hábitos desenvolvidos dentro dele.  Sobrecarregar a coluna repetidas vezes fez com que a bailarina se lesionasse. Agora, ela usa o GYROTONIC®  para aperfeiçoar etapas básicas, como seu arabesque. Quando ela teve o privilégio de conhecer Horvath, fundador do método GYROTONIC®, ele a explicou que um arabesque adequado envolve as pernas e pélvis mais do que as costas.

O método também serve como uma forma de aliviar o estresse, como Mearns coloca: “Sua mente está à vontade quando seu corpo também está. O GYROTONIC® cria uma boa energia em seu corpo que traduz automaticamente para a mente e o espírito. É tão inspirador que se torna viciante.”

E, é claro, estar no auge da forma física e psicológica leva à longevidade da carreira, que é outra razão pela qual bailarinos buscam diferenciar suas atividades físicas: “À medida em que o corpo envelhece, você tem que ficar mais atento para fazer com que esse processo de envelhecimento seja o mais suave e benéfico possível”, diz Sebastian Plettenberg , treinador da estrela do NYCB. Ele afirma que praticar regularmente GYROTONIC® pode adicionar uma década à vida profissional de um bailarino.

Essa é uma forte motivação para Mearns, que está focada no que precisa fazer para ter uma carreira que dure mais 20 anos, e o GYROTONIC® é uma parte integrante desse plano. “É a minha arma secreta de certa forma”, diz ela com um sorriso, enquanto se esparrama no chão do estúdio de Sebastian Plettenberg, depois de sua sessão em uma manhã de sábado.

Matéria Completa: http://dancemagazine.com/issues/January-2013/StarQuality-Workouts