Matéria do GYROTONIC® Barcelona Salud, por Cristian de Quintana, em 23/02/2015.

Método favorece o fortalecimento dos ossos.

Uma das enfermidades que mais está afetando a população nas últimas décadas e que tem incidência direta no aparelho locomotor é a osteoporose. Trata-se de uma patologia que atinge os ossos por uma contínua redução das proteínas e sais minerais de cálcio que constituem os pilares da estrutura óssea.

As consequências para o paciente são graves: os ossos ficam menos resistentes, de tal forma que a fragilidade nos ossos que a doença causa gera fraturas e micro rupturas com mais frequência e qualquer queda e/ou traumatismo tornam-se lesões sérias a tratar.

O paciente perde muita mobilidade e apresenta maior dificuldade para caminhar ou fazer movimentos cotidianos e perde também a nível psicológico, ocasionando um crescente medo e ansiedade pela possibilidade de uma fratura que pode deixar a pessoa debilitada durante um tempo considerável. Segundo a Organização Mundial de Saúde, as mulheres acima de 50 anos com osteoporose representam 30% da população contra 8% dos homens na mesma faixa etária. Se considerarmos pessoas maiores de 70 anos, a porcentagem em mulheres se eleva aos preocupantes 50%.

Foto: GYROTONIC® BARCELONA SALUD

Foto: GYROTONIC® BARCELONA SALUD

Ao tratar uma doença degenerativa, especialistas aconselham impedir o avanço da osteoporose com a inclusão de cálcio combinado com vitamina D na dieta alimentícia para ajudar no aumento da massa óssea e conseguir maior fortalecimento do osso. Também é aconselhável o uso de medicamentos que contenham bifosfonatos e principalmente a prática regular de exercícios, já que é comprovado que determinados exercícios aumentam a densidade óssea.

Sem dúvida o GYROTONIC® é um dos métodos mais efetivos para o controle da progressiva deteriorização dos ossos, uma vez que possibilita aumento de força. Os pacientes de osteoporose não podem praticar exercícios que exijam esforço exagerado ou que tenham muito contato com o solo. Eles precisam de um exercício suave, que melhore o equilíbrio e a coordenação fortalecendo ossos, músculos e tendões por igual.

Alguns pacientes que optaram pelo GYROTONIC® como forma de aliviar os sintomas da doença, definiram a prática como se “estivessem nadando sem água”. Uma definição perfeita, já que a natação é um dos esportes mais completos porque são ativados todos os recursos locomotores do corpo humano. O método vai além, pois incorpora movimentos de outras atividades físicas que favorecem a tonificação e fortalecimento.

A osteoporose atinge todos os ossos e é preciso praticar exercícios que trabalhem o corpo como um todo para que os pacientes sintam os benefícios. Os aparelhos que compõem o GYROTONIC EXPANSION SYSTEM® são especialmente desenvolvidos para que os praticantes possam se exercitar sem medo de sofrer alguma lesão durante as sessões.