Por SMT (Specialized Master Trainer) Rita Renha

O QUE É GYROKINESIS®?

Originalmente chamada de “Yoga Para Bailarinos”, a aula de GYROKINESIS® é a essência do método GYROTONIC®. Seu programa trabalha o corpo inteiro sem o auxílio de equipamentos, estimulando os órgãos internos e promovendo uma mobilização suave e fluida das articulações.

Os padrões de respiração que acompanham cada movimento estimulam o sistema nervoso, liberam o caminho para o livre fluxo de energia e oxigenam o sangue, promovendo a renovação celular e o rejuvenescimento.

THE ESSENCIAL OF BODY KINECTICS™

É o primeiro nível de GYROKINESIS® e a base de toda a metodologia. A aula é iniciada com uma automassagem e exercícios de respiração, visando despertar o corpo para a integração postural. Em seguida, evolui para os exercícios de mobilização gradativa da coluna, através dos seus sete elementos naturais de movimentação, que são: flexão e extensão, flexão lateral para a direita e para a esquerda, rotação para a direita e para a esquerda e circular.

GYROKINESIS®: Flexão Lateral

GYROKINESIS®: Rotação para a esquerda

Os exercícios enfatizam o sinergismo do movimento com a respiração, criando um fluxo energético que atinge não só a musculatura e as articulações, mas também os órgãos internos do corpo.

Essa movimentação rítmica da coluna possibilita o aumento da circulação, gera o aumento do espaço e da mobilidade articular e o alinhamento da estrutura óssea, levando a uma melhor postura e total equilíbrio.

Os movimentos são praticados com mais fluidez, circularidade e continuidade do que em posições estáticas ou sustentadas por um longo tempo, produzindo movimentos ritmados como uma dança. As contínuas transições de uma postura para outra, integradas com a respiração, provocam a estimulação cardiovascular – aeróbica, ora vigorosa, ora suave (dependendo da intensidade e velocidade com que os exercícios são executados), e promovem a plasticidade neuromuscular.

AS AULAS

“O trabalho é iniciado na posição sentada (num banquinho), e evolui para posições deitadas ou em pé.”

As aulas de GYROKINESIS® possuem dois formatos: 60 e 90 minutos. Cada aula começa no banco com uma sequência de aquecimento que estimula os sentidos e o sistema nervoso. Em seguida tem início uma série de mobilização gradual e fluida da coluna vertebral, que prepara o corpo para explorar movimentos mais complexos com agilidade e coordenação.

A aula continua com exercícios no chão com sequências mais elaboradas que incorporam movimentos coordenados do quadril, dos ombros, das mãos e dos pés.

Ao final, a aula evolui para sequências rítmicas em pé que trabalham equilíbrio e estimulam o sistema cardiovascular, terminando com uma série de relaxamento, que revitaliza e promove a reintegração da mente e do corpo. As aulas geralmente são realizadas em grupos, mas também podem ser praticadas individualmente.

ONDE TUDO COMEÇOU: WHITE CLOUD STUDIO | NY

Confira as fotos de 1998 tiradas no White Cloud Studio | NY, o primeiro estúdio de GYROTONIC® no mundo, com aulas ministradas pela SMT (Specialized Master Trainer) Rita Renha. Acervo pessoal da Pre-Trainer, Bailarina e Terapeuta do Movimento, Tatiana Pará.

GYROKINESIS® com SMT Rita Renha no White Cloud Studio.

Pre-Trainer Tatiana Pará praticando GYROKINESIS® no White Cloud Studio.

Rita ensinando GYROKINESIS® no WCS.

Bailarinas da Ana Unger em frente ao estúdio.

SMT Rita Renha e Pre-Trainer Tatiana Pará no WCS.