Matéria da Bis, por Carla Giffoni, em 12/2002.

GYROTONIC®

Seu condicionamento físico não é dos melhores? Uma nova técnica corporal, o GYROTONIC®, promete combater o stress, LER (lesão por esforço repetitivo), dores na coluna e deixar o corpo em forma sem perder tempo. O novo método é um dos mais requisitados em Nova York e tem despertado interesse entre profissionais da área de saúde.

GYROTONIC® é um método de condicionamento físico criado no final da década de 70 pelo atleta e bailarino romeno Juliu Horvath que consiste na prática de exercícios físicos integrados com a respiração, praticados num aparelho especialmente desenvolvido para o trabalho.

A metodologia se baseia nos princípios da yoga, tai chi chuan, natação e ballet. Diferente dos aparelhos convencionais, que na sua maioria produzem movimentos lineares e isolados, o GYROTONIC® fundamenta-se nos movimentos de rotação fazendo movimentos tridimensionais. Integrados à respiração, os exercícios no aparelho atuam como uma massagem por todo o corpo, beneficiando não somente a musculatura e articulações, mas também órgãos internos.

Segundo a Bailarina e SMT (Specialized Master Trainer) Rita Renha, formada pessoalmente pelo romeno e Diretora do GYROTONIC® INSTITUTO BRASIL [(21) 2511·3388], o método pode ser aplicado em todas as pessoas, independente da faixa etária.