Matéria realizada pela Vogue Beleza, por Claudia Miranda, em 2007.

Resgatando o prazer de movimentar o corpo.

O método de condicionamento físico foi criado por um bailarino romeno que tentava se recuperar de uma lesão no tendão de Aquiles. Batizado de GYROTONIC®, chegou no Brasil há mais de 15 anos através de Rita Renha, bailarina e fisioterapeuta. O método proporciona uma série de benefícios. Além de alinhar a postura, aliviar o stress, combater dores musculares e tonificar os músculos, também ajuda a afinar a silhueta, deixando o corpo bem definido.

Quando desenvolveu o método, Juliu Horvath pretendia melhorar a performance dos bailarinos e protegê-los de futuras lesões. Para isso, criou um aparelho estranhíssimo, cheio de cordas, tiras de couro, roldanas e manivelas, que lembra uma máquina medieval de tortura e trabalha ao mesmo tempo força, flexibilidade e coordenação motora.

“O GYROTONIC® é uma proposta terapêutica. Ele age prevenindo e recuperando lesões, desvios e disfunções musculares e de coluna,” explica a bailarina carioca Rita Renha, discípula de Horvath e uma das poucas no mundo autorizadas a capacitar novos profissionais. A SMT (Specialized Master Trainer) coordena o GYROTONIC® INSTITUTO BRASIL, um centro de formação e reciclagem de professores, que também oferece aulas diárias para alunos de todas as idades.

Se no início o GYROTONIC® atraía apenas bailarinos e atletas interessados em aumentar seu rendimento físico, hoje vem conquistando uma legião de fãs “amadores”, seja para aliviar dores lombares ou para deixar o corpo mais torneado. Segundo Rita:

O GYROTONIC® resgata o prazer de movimentar o corpo, desestressa e revigora ao mesmo tempo. Por isso, quem faz uma aula, dificilmente abandona a prática.

Os exercícios realizados nos aparelhos lembram muito uma aula de ballet. Ao mesmo tempo que oferecem uma suave resistência, as roldanas do aparelho ajudam a dar amplitude aos movimentos. Assim, todas as partes do corpo são trabalhadas: músculos, esqueleto, tendões e ligamentos.

“Em pouco tempo já dá pra sentir a diferença. A postura melhora, as dores desaparecem, a barriga ganha tônus, o glúteo fica mais duro. É como se o corpo reencontrasse seu eixo, seu equilíbrio”, descreve a instrutora Daniela Augusto. Os exercícios também ajudam a ativar o fluxo sanguíneo, estimulando o organismo a eliminar toxinas, o que facilita a queima de calorias.