Matéria para o Jornal do Brasil, por Cíntia Parcias.

Fortalecimento de Músculos e Tendões

O Sistema Gyrotônico de Expansão, ainda uma novidade no Brasil, usa movimentos circulares para trabalhar os músculos.

À primeira vista, mais parece uma máquina de tortura: a estrutura é toda em madeira e metal, com roldanas e fios que podem ser presos nas pernas ou nos braços – e que puxam pesos. Mas é só começar a usar todas as alternativas de posturas e ações para sentir alívio em dores, ganhar tônus muscular e relaxar. No aparelho batizado de Sistema Gyrotônico de Expansão – que a professora Rita Renha trouxe há três anos – há milhares de possibilidades de trabalhar alongamento, flexibilidade e força.

Alongar pernas, braços, pescoço, coluna; para cima, para baixo, para os lados para a frente, para trás: os movimentos são muitos. Mas a maior vantagem do aparelho é possibilitar o fortalecimento de músculos e tendões com movimentos circulares, que mexem com as articulações, difíceis de serem executados em outros tipos de aparelho.

A Bailarina Rita Renha e o Coreógrafo João Saldanha trabalhando ombro e coluna com o GYROTONIC®

“Saio da sessão como se tivesse reorganizado o corpo. Pronto para ensaiar e fazer qualquer outra atividade sem me machucar” conta o Diretor do Atelier de Coreografia, João Saldanha. João já teve várias lesões acumuladas pelos anos dedicados à dança e usa o equipamento para cuidar principalmente da coluna. “Tenho problemas na lombar. Com esse sistema trabalho exatamente esta região e mantenho a coluna e bacia alinhadas”, conta.

Nos EUA

Rita Renha conheceu o método nos Estados Unidos, após sofrer uma séria lesão nos ligamentos do joelho. Acabou gostando tanto que fez curso de formação e trouxe a experiência para o Brasil.

“A técnica é recomendada para pessoas que precisam fortalecer ligamentos e tendões, para proteger as articulações que suportam uma sobrecarga, ocasionada por alguns esportes ou por atividades que exijam esforço repetido”, explica Rita.

Rita Renha e o movimento de cortada no vôlei

O sistema gyrotônico é eficiente, por exemplo, para fortalecer a estrutura dos ombros de quem pratica tênis, remo, natação ou vôlei. “É difícil, numa máquina de musculação tradicional, a pessoa executar movimentos semelhantes ao de uma cortada no vôlei ou de um saque no tênis”, comenta.

Mas não precisa ser atleta ou praticar esportes para aproveitar o bem-estar das sessões. A dentista Maria Carmem Bueno do Prado achou no sistema a solução para suas crises de dor na coluna, resultantes da posição em que é obrigada a trabalhar.

“Todo dentista tem dores nas costas, mas melhorei consideravelmente após algumas sessões. Ainda aproveito para aliviar a tensão acumulada”, conta Maria Carmen.

Outra vantagem da máquina é trabalhar tanto a contração como o alongamento muscular, sempre combinados com a respiração.”Os equipamentos de musculação normalmente trabalham apenas com a contração muscular”, diz Rita. Assim, é possível prevenir lesões ou atuar como complemento em tratamentos fisioterápicos.

Hérnia

Ao dobrar o joelho, Rita reforça o tendão patelar.

A coluna pode ser fortalecida com movimentos ondulares, exercitando o abdômen. “A postura também melhora bastante, a pessoa aprende a manter os ombros abertos”, afirma Rita. Outro benefício: com o alongamento proporcionado, o espaço entre as vértebras da coluna aumenta. “É eficaz para prevenir ou tratar Hérnias de disco”, recomenda Rita. As juntas, segundo a professora, também saem ganhando, pois ficam como se tivessem sido lubrificadas.

As sessões são individuais, o que possibilita atuar nas necessidades corporais de cada um. A máquina, aliás, tem mecanismos que fazem com que ela se adapte perfeitamente ao tamanho de quem está usando. Por isso pode ser utilizada até por crianças.

Link: http://gyrotonicbrasilblog.com/reportagens/mat%C3%A9ria-jornal-do-Brasil.pdf