Publicado na FOLHA DE SÃO PAULO, por Simone Valente, em 10/2000.

Novo aparelho estica músculos para dar força e relaxar.

Imagine-se sentado em um equipamento de madeira repleto de pesos, peças metálicas e correias de couro prendendo seus braços e suas pernas. Quando está ligado, puxa e estica todo o seu corpo, forçando-o a realizar movimentos circulares que tensionam ou relaxam os músculos. Não, não se trata de uma máquina de tortura, e sim do GYROTONIC EXPANSION SYSTEM®, um método de exercícios que, baseado em um moderno equipamento de ginástica, promete alongar músculos, aliviar dores, relaxar e ajudar o praticante a ganhar tônus muscular.

O sistema foi criado pelo bailarino romeno Juliu Horvarth para dar flexibilidade e força a praticantes de atividades físicas e esportes como tênis e vôlei. Mesclando elementos de dança, ginástica, ioga, natação e tai-chi, o método começa a ser adotado por quem busca uma alternativa de condicionamento físico.

AUTOCONHECIMENTO

“O GYROTONIC® proporciona um grande conhecimento do próprio corpo. Nas sessões, a pessoa vai descobrindo seus limites e a hora certa de fazer esforço ou de relaxar”, explica a professora e bailarina Rita Renha, que trouxe o método para o Brasil. Quem está utilizando o aparelho afirma que é eficaz.

“Sinto que minha postura está melhor, estou até mais elegante”, conta a relações-públicas carioca Linda Brandão. Há dois meses, ela pratica uma sessão por semana.

Meu desempenho no golfe melhorou, e consigo acompanhar melhor os movimentos da hidroginástica.

A dentista Maria Carmem Bueno do Prado começou a fazer alongamento para livrar-se do incômodo causado por manter-se curvada enquanto atende seus pacientes. A tensão na região cervical provocava dores, e a própria professora de alongamento a aconselhou a experimentar o sistema girotônico.

“Desde que a Rita trouxe o método para o Brasil, pratico-o semanalmente para livrar-me das dores e tensões”, afirma. Ela garante que o sistema é tão bom que até corrigiu sua respiração: “Fui tomando tanta consciência do meu corpo que respiro melhor e já não sinto dores no final do dia”.

CONDICIONAMENTO E TERAPIA

Renha explica que os movimentos circulares realizados no aparelho preparam o corpo para a prática de esportes e também promovem o condicionamento físico sem exigir atividades complementares:

O método reúne condicionamento físico e terapia corporal. Por ser individualizado, permite trabalhar as regiões do corpo de acordo com as necessidades de cada praticante.

O GYROTONIC® também é utilizado por pessoas que passaram por problemas físicos e querem se recuperar ou prevenir recaídas e agravamentos. É o caso do coreógrafo João Saldanha, que sofreu lesões nas costas devido ao esforço provocado pela dança e usa o método para cuidar principalmente da coluna.

“O equipamento é ideal para alinhar a bacia e fortificar o corpo e me prepara para dançar, pois proporciona harmonia corporal.” Segundo Rita Renha, o ideal é iniciar o método com 2 sessões na semana. Depois, o aluno pode ir aumentando a frequência conforme a necessidade.