Matéria publicada na Usina da Cultura, por Manuela Coimbra, em 03/2015.

Movimentos ondulatórios, circulares e espirais que tonificam o corpo, fugindo do padrão linear das modalidades conhecidas.

O mercado fitness está sempre inovando e propondo novas modalidades de exercícios para atrair o público. Algumas, inovadoras, tem se sobressaído na última década pelo uso de aparelhos e exercícios sofisticados, como o GYROTONIC EXPANSION SYSTEM®, prática corporal que trabalha corpo e mente ao mesmo tempo. As aulas, realizadas em equipamentos especialmente desenvolvidos pelo criador do método Juliu Horvath, são individuais ou em pequenos grupos, direcionadas a atletas, bailarinos e profissionais do movimento, que procuram melhorar seu desempenho e performance; e pessoas comuns, de variadas idades, que buscam condicionamento físico, remodelação do corpo, saúde e bem-estar.

Pela tradução do termo em inglês, GYROTONIC® tem como significado: gyro= giro e tonic=tônico. Basicamente, são trabalhados movimentos ondulatórios, circulares e espirais, que tonificam o corpo, fugindo do padrão linear das modalidades conhecidas. Baseia-se nos princípios da yoga, tai chi chuan, natação e ballet, consistindo na prática de exercícios fluidos, rítmicos e circulares integrados à respiração, obedecendo a natureza tridimensional do corpo, desenvolvendo força e flexibilidade simultaneamente, beneficiando não só a musculatura e articulações, como também os órgãos internos.

Juliu criou o GYROTONIC® na década de 70. Hoje com 73 anos, o bailarino romeno ministra cursos pelo mundo todo. O Brasil é referência no método, graças à Master Trainer carioca Rita Renha, que introduziu o método no país, fundando o GYROTONIC® INSTITUTO BRASIL, um centro de formação e atualização de profissionais. Rita defende que o valor do GYROTONIC® é que ele combina treinamento funcional, arte, ciência e terapia.

Além de esculpir o corpo, a prática contínua fortalece o sistema imunológico, combate os reflexos do stress e é eficaz na prevenção e reabilitação de desvios posturais. Trabalha o famoso “core”, buscando estabilização dinâmica do corpo, (re)equilíbrio da estrutura óssea e aumento de mobilidade articular, resistência física e capacidade respiratória. Proporciona uma sensação única de malhação e relaxamento simultaneamente, com a qualidade e sensação de uma espreguiçada bem gostosa no corpo todo.

Os equipamentos, compostos de cordas, polias e pesos, ligados a uma estrutura de madeira, permitem a execução de qualquer movimento. Vivencie uma aula de GYROTONIC® e (re)descubra que a partir da inteligência do seu próprio corpo, é possível torná-lo mais disponível para chegar aonde seu coração quiser!

 

Dedico esse meu primeiro artigo à minha amada Master Trainer Rita Renha, pessoa responsável pela introdução e disseminação do método no Brasil!