Matéria do Jornal O Dia, por Madalena Romeo, em 12/2002

Equipamento corrige os desvios de coluna, como escoliose e cifose, e mantém o bem-estar.

Um aparelho criado para prevenir lesões em atletas e bailarinos também está ajudando muita gente que não é adepta do esporte. O GYROTONIC EXPANSION SYSTEM® tem obtido bons resultados na reabilitação de pessoas que possuem desvios de coluna.

Rita Renha demonstra o potencial de movimentos do aparelho.

“Pratico o método há 4 meses e todo mundo repara que minha postura mudou”, conta a advogada Lara Miranda Guimarães, que sofre de escoliose severa. Segundo Rita Renha, representante do método no país, o sucesso do aparelho – feito de madeira, metal, couro, cordas, cabos, molas e roldanas – tem chamado a atenção de muitos fisioterapeutas.

O GYROTONIC EXPANSION SYSTEM® na verdade não é só um aparelho. Ele consiste em um completo e moderno método de prevenção e reabilitação física.“Com o mínimo de força e o máximo de eficácia, os exercícios do método oferecem reeducação postural ao tonificar os músculos, lubrificar as articulações, reestruturar o esqueleto e o fluxo energético do corpo”, explica Rita.

“O objetivo é o equilíbrio, o bem-estar e a prevenção de problemas, fazendo a gente se sentir mais confortável no próprio corpo. Mas também ajuda a prevenir desvios de coluna”, lembra.

Lara conta já ter tentado de tudo para melhorar uma curvatura de 29 graus de sua coluna: “A musculatura de minhas costas estava toda atrofiada, o que ajudou a formar um buraco, que está diminuindo com os exercícios. Já havia feito fisioterapia, mas nunca obtive um resultado tão bom quanto com o GYROTONIC®, empolga-se.

Exercícios não agridem o corpo

Embora os exercícios sejam diferentes do que se costumava ver nas academias, eles não são difíceis como parecem à primeira vista. O sistema de cabos e roldanas possibilita usar o máximo de mobilidade, flexibilidade e força, sem agredir o corpo e gastar energia desnecessária.

“Sempre fui preguiçosa e nunca havia feito exercícios na vida. No começo foi difícil coordenar os movimentos, mas logo aprendi. A aula é bastante dinâmica e sempre tem novidades. Saio muito bem de cada sessão. Minha disposição também melhorou bastante”, conta Lara, que pratica os exerícios durante uma hora, duas vezes na semana.