Matéria publicada no Jornal o Globo | Pulso, por Isabela Palmeira, em 05/11/2011.

Além dos treinos de corrida

GYROTONIC® é opção para melhorar performance. Exercícios focam core system, respiração e articulações.

Uma opção de complemento à corrida que se aprofunda na consciência corporal é o GYROTONIC®, criado no fim dos anos 70, por Juliu Horvath. O método baseia-se nos princípios chaves de ioga, tai chi chuan, natação e balé, promovendo uma movimentação circular no corpo, contínua e sincronizada com a respiração. A prática pode ser feita em aparelhos chamados GYROTONIC EXPANSION SYSTEM®, especialmente desenvolvidos para o trabalho, ou diretamente no solo, em aulas em grupo, chamadas de GYROKINESIS®.

“Brinco que é lavar por dentro, limpando desequilíbrios musculares e movendo as articulações de quadril, joelho, tornozelo, cintura escapular. Ocorre uma lubrificação e liberação da estrutura óssea” – diz Rita Renha, coordenadora do GYROTONIC® Instituto Brasil.

A atividade estimula o corpo com equilíbrio e tonifica o músculo com flexibilidade. Os aparelhos são montados com cabos e roldanas em sua estrutura e fazem no corpo uma movimentação em espiral, com torções, em uma mecânica tridimensional. Muitos movimentos lembram figuras de oito, partindo sempre do centro do corpo para as extremidades, como se a coluna fosse o órgão motor do movimento.

“A musculatura é trabalhada em sequência e não segmentada, com estabilização do corpo de forma dinâmica” – explica Rita, que descreve a sensação que se tem durante os exercícios: “É como se mover dentro d’água, com leveza das extremidades e pernas liberadas para o movimento.”

A fisioterapeuta e corredora Fernanda Furlanetto, de 46 anos, gostou tanto da prática que se formou instrutora do método. Ela costuma dizer que são duas etapas em relação à corrida e ao seu corpo: antes e depois do GYROTONIC®. Com a atividade, ela evita lesões articulares, tem menos rigidez em tendões e mais controle corporal.

“Os movimentos espiralados me dão uma propriocepção articular incrível. É do que todo corredor precisa: pernas leves, sob controle, e articulações livres, dando a sensação de leveza com controle e liberdade de movimentos” – reconhece Fernanda.

Matéria Completa: http://gyrotonicbrasilblog.com/reportagens/Materia-Gyrotonic-O-Globo-Pulso-2011.pdf