Matéria para O Globo Zona Sul, em 14/09/2000.

Rita Renha trouxe o Sistema Gyrotônico de Expansão para o Rio. A bailarina é quem orienta os exercícios

De olho no espelho: Criado para bailarinos e atletas, aparelho também tem benefício estético.

Um equipamento que reúne conceitos de natação, ioga, dança e tai chi chuan em um conjunto de movimentos circulares que ajudam a alongar e condicionar o corpo ao mesmo tempo. É o Sistema Gyrotônico de Expansão (SGE), um aparelho em que a pessoa se exercita sentada ou deitada, executando movimento levantando pesos e esticando correias, onde se coloca as mãos ou os pés. O sistema foi desenvolvido por Juliu Horvath, um ex-bailarino e atleta olímpico romeno, e trazido para o Rio pela bailarina e professora Rita Renha.

“Os exercícios envolvem todos os grupos musculares e aumenta a resistência dos tendões e ligamentos”, diz Rita. “O sistema foi desenvolvido inicialmente para bailarinos e atletas, mas é indicado para pessoas de qualquer idade” -conclui a professora.

De acordo com Rita, os principais benefícios são o ganho de força, flexibilidade e equilíbrio. Os adeptos da técnica também apontam as mudanças estéticas.

Método alonga e reforça músculos

Olivia, uma das primeiras alunas bailarinas que aderiram ao método em 2000, acaba de se certificar e passa a fazer parte da equipe de professores altamente especializados do GYROTONIC® INSTITUTO BRASIL.

“A saúde é o ponto principal do método, mas as formas ficam tonificadas também. Não é como a musculação. Acho o resultado até mais bonito esteticamente, porque o corpo fica alongado. E não dói nada, eu me sinto muito bem quando termino e até saio com alguns centímetros a mais”, diz a bailarina Olívia Secchin, que faz os exercícios duas vezes por semana.

Link: http://gyrotonicbrasilblog.com/reportagens/Metodo-alonga-e-reforça-musculos -O-Globo-Zona-Sul.png