Matéria no Jornal Fit Club, por Netto Monson, em 03/1997.

Pessoas que fazem e acontecem

Rio-Broadway-Rio

Durante anos a comunidade artística se perguntou por onde andava Rita Renha. Ela estava nos USA, mais especificamente em Nova Iorque. Depois de se formar em ballet na escola de dança do Teatro Municipal e integrar alguns grupos de dança e um sem números de comerciais e apresentações, brilhou em “Chorus Line”, musical que lançou Cláudia Raia.

Broadway é lá mesmo

Nesses ventos que nos levam, ela foi parar em Nova Iorque e daí foram algumas histórias até entrar para o time de feras dos musicais e participar de “A Funny Thing Happened on the Way to the the Forum”, “West Side Story”, “Cabaret”, só para citar alguns. Um acidente durante uma das apresentações obrigou-a fazer uma cirurgia; durante a recuperação ela entrou em contato com o método GYROTONIC® de Juliu Horvath, se apaixonou pela técnica e se tornou uma disputada técnica desse método que atende com hora marcada na White Cloud Studio, bailarinos, atletas, atores e público em geral.

Alvin Ailey Center

Só para abalar as estruturas, ela também dá aulas de barra/solo para o “Alvin Ailey American Dance Center” e GYROKINESIS® para o “Actors Studio MFA Program”. Bem sucedida, adaptada, Rita sente duas saudades: da comida e do calor humano, que ela afirma como viajante por vários países, não haver em nenhum outro lugar do mundo. Como brasileiro tem até hoje que matar 10 leões para comer um bife, a gente aprende a jogar em mil posições, e o melhor, com eficiência. E para provar, Rita encabeça um trabalho no National Dance Institute, que visa unir, harmonizar e ensinar cidadania através da dança para crianças de diferentes origens étnicas e sociais. É a magia da dança com o encanto brasileiro.

Link: http://gyrotonicbrasilblog.com/reportagens/Rita-Renha-Rio-Broadway-Rio.pdf