Matéria do GYROTONIC® Barcelona Salud, por Cristian de Quintana, em 21/04/2015

Método proporciona articulações mais fortes e flexíveis, com maior capacidade de movimento.

As articulações são sem dúvida os elementos mais importantes para que possamos nos locomover de um lugar a outro, para poder girar, dobrar as extremidades e outros tipos de manobras que nos permitem maior liberdade para interagir com outras pessoas ou com o meio ambiente. Sem elas, não poderiam os ossos estarem unidos. Um de seus principais componentes é a cartilagem, encarregada de que os ossos não rocem entre si. É um tecido duro mas flexível, que permite maior elasticidade aos ossos e em todos os seus movimentos. O desgaste da cartilagem é a principal causa da artrose.

Para completar todos os elementos que tornam possível o funcionamento das articulações, contamos com os ligamentos, compostos de tecido fibroso e muito resistente, encarregados de nos proteger quando realizamos movimentos forçados. Vemos diversas vezes em entrevistasquando um esportista de elite se lesiona, que os ligamentos são seu ponto mais fraco. A membrana sinovial envolve as articulações completando um mecanismo perfeito. Por dentro da membrana circula o líquido sinovial que é encarregado de lubrificar a articulação e evitar a fricção com os movimentos. Para entender melhor, seria como o óleo para o motor de um carro.

No entanto, com a idade, o envelhecimento dos ossos, lesões, traumatismos e outros fatores, esses mecanismos podem ser afetados e diminuir as possibilidades do aparelho locomotor.

A dor das articulações costuma ser intensa e é preciso cuidados de especialistas para diminuir os sintomas e tratar de maneira conveniente e personalizada a cada paciente.

O método GYROTONIC® é um dos mais indicados para o tratamento de qualquer tipo de afecção relacionada com as articulações e consegue não só diminuir a dor, como também proporcionar articulações mais fortes, flexíveis e com maior capacidade de movimento. Os exercícios permitem o fortalecimento da musculatura para suportar melhor as articulações, estimulando os demais elementos que dependem delas como tendões, ligamentos, cartilagens, etc. Desta maneira previne-se lesões e o paciente alcança maior capacidade de giros e movimentos.

Depois de praticar os exercícios (sempre suaves e harmoniosos), pouco a pouco o corpo se moverá na postura correta, com maior estabilidade, tonificação muscular e com a coluna vertebral mais elástica e forte.