Por SMT (Specialized Master Trainer) Rita Renha, no livro EM PLENO CORPO | EDUCAÇÃO SOMÁTICA, MOVIMENTO E SAÚDE.

A partir do surgimento dos primeiros estúdios em Nova York, o trabalho, que imediatamente atraiu bailarinos do mais alto nível das principais companhias de dança da cidade, não demorou em conquistar adeptos de outros estados dos EUA e até de outros continentes.

No meio da década de 1980, eu me encontrava trabalhando em Nova York como bailarina e não demorei em tomar conhecimento do trabalho. Uma lesão no joelho durante uma temporada me instigou o interesse de conhecer o método. Confesso que tinha uma visão muito preconceituosa quanto a me exercitar com equipamentos baseado no meu entendimento na época, onde só conhecia equipamentos convencionais de exercício. Para enorme surpresa e satisfação a minha primeira aula me proporcionou uma catarse. Ao executar o primeiro movimento de “Arch & Curl” uma explosão emocional se manifestou na forma de um choro profundo.

Era uma mistura de dor em contemplar a minha limitação física e satisfação ao perceber a possibilidade de estar outra vez “dançando”.

Senti que o aparelho interagia com o meu corpo, como se nós fizéssemos perguntas e respostas. O equipamento ora me levava ora era levado por mim, numa alternância entre controle e entrega. Além disso, o sistema me deu a oportunidade única de não parar de me exercitar por completo por ter machucado uma parte do meu corpo. Qualquer bailarino ou atleta conhece muito bem a dor não só física, mas também emocional de estar fora dos palcos, do campo ou da quadra. Eu podia tranquilamente continuar a praticar, preservando a região lesionada e trabalhando o resto do corpo enquanto sentia o prazer do movimento.

Surpreendida pelos bons resultados do trabalho, me dediquei à prática e treinamento como instrutora no método, tornando-se esse o meu projeto prioritário. Em 1991, recebi o certificado de instrutora das mãos do próprio criador, tornando-me a primeira brasileira a fazer parte da seleta equipe de profissionais formada por Juliu Horvath, que recentemente foi eleita pelo criador do método como a Primeira Geração de Master Trainers Autorizados (capacitados para certificar novos profissionais no método). Esses profissionais não só contribuíram com o desenvolvimento e aplicação da metodologia, como são responsáveis pela expansão e divulgação mundial do método, através de um trabalho que é constantemente aprimorado e reciclado junto ao seu criador.

Juliu Horvath e Rita Renha se reencontraram recentemente em Miami (abril de 2015) para curso de reciclagem no método.

Cumprindo esse compromisso, retornei ao Brasil no ano 2000 como representante educacional do método, posicionando o país como um dos pioneiros no movimento de expansão mundial do método GYROTONIC®, por estar participando do desenvolvimento e sua aplicação simultaneamente com os EUA e Europa.  A Alemanha se destaca com o trabalho pioneiro de Paul Horvath (irmão de Juliu) que desde meados dos anos 1990 introduziu o método na aplicação terapêutica. Toda metodologia vem sendo sistematizada e conta hoje com um currículo bem estruturado de formação e educação continuada. Tanto o Brasil quanto toda a América Latina e demais continentes, hoje já contam com profissionais capacitados para o atendimento ao público e treinamento de novos professores (Pré-Treinadores e Master Trainers).

Paul Horvath ministrando curso no GYROTONIC® INSTITUTO BRASIL

É importante lembrar que o método GYROTONIC® é recente se formos comparar com outros métodos somáticos que foram formatados no século passado. Ainda assim, já é crescente o interesse de intensos estudos e debates que servem para a sua consolidação e aplicação. Dentre outros, podem ser consultados artigos como:

  • GYROTONIC®: uma discussão icônica sobre seus princípios e conexões com o pensamento contemporâneo;
  • O método GYROTONIC®: abordagem psicossomática de uma proposta corporal inovadora e sua aplicação para o homem contemporâneo;
  •  Método GYROTONIC® e sua aplicação no realinhamento postural;
  • Improvements of spinal articulation through GYROTONIC® training and Low Back Pains; e
  • Analyzing the GYROTONIC® – Arch & Curl

O corpo é hoje um tema central de interesse e discussão em diversos campos de conhecimento. Essa busca revela uma inquietação genuína do Homem Contemporâneo em relação às fragmentações impostas ao seu ser pela ciência e pela filosofia moderna, numa visão segmentada, que dissocia o corpo da mente. Em alinhamento com a sabedoria e filosofia oriental, o objetivo de Juliu Horvath é restaurar a união corpo-mente-alma, resgatando essa abordagem espiritual milenar para a saúde global que se manifesta no método GYROTONIC®. Essa prática contemporânea vem assim atender às crescentes demandas de um ritmo de vida cada vez mais dinâmico do Homem do século XXI.