Por SMT (Specialized Master Trainer) Rita Renha, no livro EM PLENO CORPO | EDUCAÇÃO SOMÁTICA, MOVIMENTO E SAÚDE.
A partir do surgimento dos primeiros estúdios em Nova York, o trabalho, que imediatamente atraiu bailarinos do mais alto nível das principais companhias de dança da cidade, não demorou em conquistar adeptos de outros estados dos EUA e até de outros continentes.
No meio da década de 1980, eu me encontrava trabalhando em Nova York como bailarina e não demorei em tomar conhecimento do trabalho. Uma lesão no joelho durante uma temporada me instigou o interesse de conhecer o método. Confesso que tinha uma visão muito preconceituosa quanto a me exercitar com equipamentos baseado no meu entendimento na época, onde só conhecia equipamentos convencionais de exercício. Para enorme surpresa e satisfação a minha primeira aula me proporcionou uma catarse. Ao executar o primeiro movimento de “Arch & Curl” uma explosão emocional se manifestou na forma de um choro profundo.
Era uma mistura de dor em contemplar a minha limitação física e satisfação ao perceber a possibilidade de estar outra vez “dançando”.
Senti que o aparelho interagia com o meu corpo, como se nós fizéssemos perguntas e respostas. O equipamento ora me levava ora era levado por mim, numa alternância entre controle e entrega. Além disso, o sistema me deu a oportunidade única de não parar de me exercitar por completo por ter machucado uma parte do meu corpo. Qualquer bailarino ou atleta conhece muito bem a dor não só física, mas também emocional de estar fora dos palcos, do campo ou da quadra. Eu podia tranquilamente continuar a praticar, preservando a região lesionada e trabalhando o resto do corpo enquanto sentia o prazer do movimento.
Surpreendida pelos bons resultados do trabalho, me dediquei à prática e treinamento como instrutora no método, tornando-se esse o meu projeto prioritário. Em 1991, recebi o certificado de instrutora das mãos do próprio criador, tornando-me a primeira brasileira a fazer parte da seleta equipe de profissionais formada por Juliu Horvath, que recentemente foi eleita pelo criador do método como a Primeira Geração de Master Trainers Autorizados (capacitados para certificar novos profissionais no método). Esses profissionais não só contribuíram com o desenvolvimento e aplicação da metodologia, como são responsáveis pela expansão e divulgação mundial do método, através de um trabalho que é constantemente aprimorado e reciclado junto ao seu criador.
Cumprindo esse compromisso, retornei ao Brasil no ano 2000 como representante educacional do método, posicionando o país como um dos pioneiros no movimento de expansão mundial do método GYROTONIC®, por estar participando do desenvolvimento e sua aplicação simultaneamente com os EUA e Europa. A Alemanha se destaca com o trabalho pioneiro de Paul Horvath (irmão de Juliu) que desde meados dos anos 1990 introduziu o método na aplicação terapêutica. Toda metodologia vem sendo sistematizada e conta hoje com um currículo bem estruturado de formação e educação continuada. Tanto o Brasil quanto toda a América Latina e demais continentes, hoje já contam com profissionais capacitados para o atendimento ao público e treinamento de novos professores (Pré-Treinadores e Master Trainers).
É importante lembrar que o método GYROTONIC® é recente se formos comparar com outros métodos somáticos que foram formatados no século passado. Ainda assim, já é crescente o interesse de intensos estudos e debates que servem para a sua consolidação e aplicação. Dentre outros, podem ser consultados artigos como:
- GYROTONIC®: uma discussão icônica sobre seus princípios e conexões com o pensamento contemporâneo;
- O método GYROTONIC®: abordagem psicossomática de uma proposta corporal inovadora e sua aplicação para o homem contemporâneo;
- Método GYROTONIC® e sua aplicação no realinhamento postural;
- Improvements of spinal articulation through GYROTONIC® training and Low Back Pains; e
- Analyzing the GYROTONIC® – Arch & Curl
O corpo é hoje um tema central de interesse e discussão em diversos campos de conhecimento. Essa busca revela uma inquietação genuína do Homem Contemporâneo em relação às fragmentações impostas ao seu ser pela ciência e pela filosofia moderna, numa visão segmentada, que dissocia o corpo da mente. Em alinhamento com a sabedoria e filosofia oriental, o objetivo de Juliu Horvath é restaurar a união corpo-mente-alma, resgatando essa abordagem espiritual milenar para a saúde global que se manifesta no método GYROTONIC®. Essa prática contemporânea vem assim atender às crescentes demandas de um ritmo de vida cada vez mais dinâmico do Homem do século XXI.