Fontes: IdeaFit, Monografia de Manuela Coimbra UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
A metodologia GYROKINESIS® incorpora muitos conceitos variados, mas três princípios-chave são importantes a considerar:
1. Narrowing of the Pelvis (Estreitamento da Pélvis)
Este princípio, que se aplica em todas as posições (sentado, em pé e deitado), facilita a criação de espaço entre as vértebras. O narrowing pode ser explicado em termos anatômicos como uma estabilização dinâmica do conjunto que forma a região coluna lombar-pélvis-quadril, o famoso CORE. A SMT Rita Renha explica no que consiste essa estabilização dinâmica:
É a capacidade de controlar movimentos intervertebrais e globais do tronco, o que contribui para o controle de movimentos de segmentos distais e para a sustentação da carga, através do recrutamento coordenado de seus músculos (eretores da coluna, multifidos, quadrado lombar, psoas, músculo ilíaco, abdominais e do assoalho pélvico).
Essa estabilização ocorre por meio de um contraste dinâmico entre forças opostas, gerando um contrabalanceamento de oposições.
2. The Fifth Line (A Quinta linha)
Juliu Horvath, criador do método, afirma:
Para que seja completo e satisfatório, um movimento precisa ser executado até a totalidade da capacidade estrutural e energética do indivíduo, como no bocejo, ao mesmo tempo em que se criam espaços dentro e em volta das articulações e órgãos. Para conseguir criar esses espaços articulares, a quinta linha é fundamental.
O conceito da quinta linha pode (e deve) ser explorado desde as primeiras aulas. Trata-se de uma linha imaginária que nasce no dimples (covinhas localizadas acima das clavículas) e sai por um ponto específico no calcanhar em direção ao infinito. Para entender melhor esse conceito, tomemos a perna como referência:
Se você simplesmente pensar em quatro linhas na perna, sendo a anterior, posterior, medial e lateral, em seguida, a quinta linha seria o centro. Ela passa entre essas 4 linhas por dentro do corpo e sai pelo pé em direção ao infinito, permitindo a separação fisiológica das superfícies articulares, as quais ficam mais livres para se movimentar.
Rita Renha explica que a quinta linha descomprime as articulações e diminui as altas pressões de impacto durante os exercícios.
3. The Seed Center (Centro da Semente)
O Centro da Semente fica três ou quatro dedos abaixo do umbigo, ao longo do eixo da coluna vertebral e é o centro de força do GYROTONIC®. Lugar de germinação onde a força da vida começa: é o motor do organismo, onde a energia do corpo é ativada e se move para o corpo físico ou anatômico. No GYROKINESIS®, o trabalho corporal desperta essa vitalidade e libera a energia bloqueada ou dormente.
Rita complementa:
Concentrar a energia também na direção do seed center reforça o crescimento do esqueleto axial, proporcionando um alongamento da coluna nos dois sentidos - caudal (para o cóccix) e cefálico (para a cabeça). Essa estabilização gera uma força tensiva contra a força de ação da gravidade.