Por Antônio Marinho.

O GYROTONIC® oferece a oportunidade de trabalhar o corpo com maior naturalidade

Exercícios que acompanham os movimentos naturais da coluna e que servem para alongar o corpo, melhorar a circulação sanguínea e aliviar as dores na coluna, principalmente as lombares. Essa é a proposta da ginástica conhecida como GYROTONIC® (ou sistema girotônico), que atrai um número cada vez maior de pessoas em busca do bem-estar e equilíbrio corporal. O método ajuda também a corrigir a postura e aumenta a mobilidade das articulações.

Técnica também pode ser praticada por crianças

O GYROTONIC® requer equipamentos especiais e os movimentos naturais da coluna são realizados com a pessoa sentada. São exercícios para frente, trás, lados e de rotação. A nova ginástica foi desenvolvida a partir de exercícios da ioga, tai chi chuan, natação e ballet.

A atriz Zezé Polessa usa o GYROTONIC® para alinhamento postural.

“Os movimentos suaves trabalham simultaneamente força, flexibilidade e coordenação”, diz a bailarina Rita Renha. Ela aprendeu a técnica no fim da década de 80, com o criador do método, o romeno Juliu Horvath. A atriz Zezé Polessa pratica a ginástica há um ano e faz os exercícios como trabalho postural. Rita explica que o objetivo da técnica é enfatizar a coordenação do movimento e exercitar a respiração. Isso ajuda a ativar o fluxo de energia no corpo:

“Ela pode ser realizada por crianças e idosos, para prevenir e tratar lesões articulares, musculares e de ligamentos. A técnica cria espaço entre as articulações e aumenta a mobilidade. É uma forma também de corrigir o alinhamento postural.”

Rita acrescenta que, diferentemente dos aparelhos convencionais de ginástica, que permitem apenas movimentos lineares e isolados, o GYROTONIC® oferece a oportunidade de trabalhar o corpo com maior naturalidade:

“Ele não é pior ou melhor que outros métodos de ginástica. Pode ser até associado a outras técnicas, inclusive a ginástica convencional das academias. E o aluno se exercita dentro do seu limite.”

Todos os exercícios são orientados pelo professor e o trabalho é individualizado, de acordo com as queixas e a necessidade do aluno. Algumas pessoas praticam apenas uma vez por semana, outras diariamente. Segundo a professora, o GYROTONIC® também serve para relaxar e aliviar o estresse. E o principal objetivo é buscar o equilíbrio corporal.

Link: http://gyrotonicbrasilblog.com/reportagens/Zeze-Polessa-pratica-GYROTONIC-com-Rita-Renha-para-alinhamento-postural.png